A Casa-Museu . Centro Cultural João Soares é um pólo da Fundação Mário Soares e Maria Barros, nas Cortes, em Leiria.
Instalada, desde 1996, num edifício doado pela família Soares, remodelado e recuperado pela Fundação, a Casa-Museu João Soares promove atividades nas áreas da cultura e da educação, contribuindo para a afirmação de uma cultura histórica, cívica e democrática inspirada nos percursos de João Lopes Soares, Mário Soares e Maria Barroso.
Com perfil dedicado à História Contemporânea portuguesa, destaca-se a exposição de longa duração “Século XX Português: os Caminhos da Democracia – João Soares / Mário Soares” e a organização de exposições temporárias associadas à missão da Casa-Museu.
A programação educativa destina-se, em particular, à comunidade escolar e às famílias, proporcionando uma oferta abrangente e variada de atividades, ancorada na biblioteca e no museu: visitas guiadas, oficinas pedagógicas, promoção do livro e da leitura, ocupação de tempos livres, espetáculos.
Desenvolve, também, um conjunto de iniciativas orientadas à promoção do envelhecimento ativo e saudável e ao bem-estar, fomentando o empoderamento e a valorização pessoal dos seniores.
Casa-Museu tem à sua guarda uma coleção de artefactos museológicos, maioritariamente de natureza privada, salientando-se as ofertas recebidas por Mário Soares ao longo da sua vida pública, em particular enquanto Primeiro-Ministro e Presidente da República.
Tem também em funcionamento a Biblioteca João Soares, com um catálogo bibliográfico com mais de 25 000 títulos, compreendendo obras de consulta geral e de autores nacionais e estrangeiros, uma coleção de livros integrada no Plano Nacional de Leitura e uma representação significativa de escritores da região de Leiria.
A Casa-Museu João Soares dispõe de diversas áreas expositivas, biblioteca, sala polivalente/auditório, reserva técnica, espaços de trabalhos, residências e um jardim da autoria de Gonçalo Ribeiro Telles, onde se destaca um auditório ao ar livre e a exposição do carro em que Mário Soares percorreu o país durante as campanhas eleitorais que se seguiram ao 25 de Abril de 1974.
Horário:
2ª a 6ª feira
10h00 – 12h30 e 14h30 – 18h00
Sábados, domingos e feriados mediante marcação prévia