Leiria

CDIL - Centro de Diálogo Intercultural de Leiria e Igreja da Misericórdia

Espaços Culturais Museus e Núcleos Museológicos

O CDIL - Centro de Diálogo Intercultural de Leiria pretende interpretar a presença de três importantes religiões em Leiria, ao longo dos séculos. Aqui é feita uma homenagem à coexistência do Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, que se tornaram uma marca de desenvolvimento e de multicuralismo da região até hoje, graças ao acolhimento e contributo cultural e económico de várias comunidades migrantes. Centra-se ainda nas memórias multiculturais de Leiria, como é o caso do poeta, cristão-novo, Francisco Rodrigues Lobo, ou do Padre Joaquim Carreira, que salvou dezenas de pessoas de origem hebraica durante a 2.ª Guerra Mundial.
A recriação da tipografia da família Orta, onde foi impressa pela primeira vez em Portugal uma obra de caráter científico, o “Almanach Perpetuum”, ou tabelas astronómicas, de Abraão Zacuto, assim como a memória da própria Santa Casa da Misericórdia, complementam o projeto. O CDIL divide-se em 2 espaços: a Igreja da Misericórdia, construída em 1544 sobre a sinagoga da comunidade judaica de Leiria que ali existia, e que constitui um dos 12 projetos âncora entre os 25 que integram o projeto das Rotas Sefarad, considerado “vital” para o sucesso da Rede de Judiarias de Portugal.

 

A Casa dos Pintores, assim designada devido à grande quantidade de artistas que retrataram a sua fachada, uma peça de arquitetura histórica relevante que se destaca da malha urbana medieval, por representar o tipo de habitação mais antiga no centro histórico.

Horários:

2.ª a 6.ª feira 9h30-12h30 e 14h00-17h30
Sábado, domingo e feriado 14h00-17h30

Visitas guiadas e serviços educativos com marcação prévia

Contactos

244 839 628 (chamada para rede fixa nacional)

cdil@cm-leiria.pt

Morada

Igreja da Misericórdia
Rua Miguel Bombarda, 15,
2400-190 Leiria

Casa dos Pintores (temporariamente encerrada)
Rua Acácio de Paiva, nº 2A,
2400-076 Leiria