Centro Cultural Mercado de Sant'Ana

Espaços Culturais

O edifício do Mercado de Sant’Ana foi construído onde outrora se ergueu o convento de Santa Ana, extinto em 1880.

Projetado em 1921 pelo arquiteto Ernesto Korrodi, para albergar o mercado municipal, as obras de reconstrução tiveram início em 1924 e terminaram em 1931, tendo sido, durante 50 anos, um dos principais locais de encontro do centro de Leiria.

Durante a segunda metade do século XX, o edifício começou, lentamente, a receber outro tipo de ocupação e atividades, devido à descentralização do mercado municipal.

Em 2002 foi objeto de obras de requalificação que dotaram o edifício de infraestruturas para o desenvolvimento de atividades culturais.

Atualmente o Mercado de Sant’Ana conta com um espaço expositivo, 2 auditórios, galerias ao ar livre para eventos e espaços de comércio nas arcadas abertas para o exterior, assumindo-se como um espaço intergeracional que propicia a partilha e a vivência social.

Entre os principais eventos e feiras que decorrem no Mercado de Sant’Ana destaca-se o Prove Leiria Doçaria e a Feira do Livro.

Segunda a sexta: 09h00 – 12h30  e 14h00 – 17h30
Aberto noutros horários, consoante a realização de eventos

Entrada gratuita.

mercadosantana@cm-leiria.pt