O CIALV - Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho tem como objetivo principal dar a conhecer os resultados da investigação realizada no sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho e a sua contextualização na história da evolução humana.
O Abrigo do Lagar Velho situa-se no Vale do Lapedo e corresponde a um sítio arqueológico, descoberto em 1998, no qual se destaca uma sepultura de criança do Paleolítico Superior, mais conhecida como Menino do Lapedo. O que torna o espaço tão especial é o facto de se tratar da única sepultura humana deste período conhecida em toda a Península Ibérica, que testemunha a partilha de rituais fúnebres pelos homens que viveram na Europa, há cerca de 29 mil anos. O esqueleto tornou-se ainda protagonista da problemática em torno da extinção dos Neandertais, sendo visto como resultado da miscigenação prévia entre esta espécie humana e a nossa.
A relevância cultural do sítio arqueológico Abrigo do Lagar Velho garantiu a abertura do CIALV - Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, em 2008, e a sua classificação como Monumento Nacional em 2013.
O vale apresenta valores geológicos, morfológicos, arqueológicos, culturais, paisagísticos, ecossistémicos e biológicos notáveis.
No Lapedo encontram-se inventariados mais de uma dezena de sítios arqueológicos, incluindo um abrigo com pinturas rupestres pré-históricas, encontrando-se reportados mais de meia centena de outros locais com potencial valor, até à data. Estes revelam a existência de uma longa e complexa diacronia de ocupação humana (ao longo de 30 000 anos), bem como a presença de distintas estratégias de exploração do mesmo, com ocupações em abrigo sob rocha e em contextos de ar livre.
Horários:
6.ª feira, sábado, domingo e feriados
9h30-12h30 e 14h00-17h30
Grupos organizados, serviços educativos e roteiros mediante marcação prévia, de 2.ª a 6.ª feira
(NOTA: Serviços administrativos localizados no Museu de Leiria)