O Orfeão de Leiria erguido em maio de 1946 e agora a comemorar o seu 75º aniversário tornou-se o embaixador e um referencial de cultura da cidade e da região de Leiria.
Fundado em pleno Estado Novo, o sentido democrático sempre foi um dos princípios basilares da Instituição.
Nascido na tradição dos coros de vozes masculinas, o Coro Orfeão de Leiria atingiu nos anos 50 uma tal plenitude artística que o individualizou no contexto nacional e teve repercussões internacionais, nomeadamente através da BBC de Londres.
Desde os primeiros instantes que outras práticas artísticas se desenvolveram no Orfeão de Leiria, nomeadamente as «variedades» e a promoção de concertos, o teatro, os cantares tradicionais, a pesquisa etnográfica e tantas outras práticas se incluem no quotidiano da Instituição.
Em 1977 é criada a Escola de Bailado, atraindo centenas de jovens e crianças que pretendiam aprender a arte da dança. Mais tarde passou a designar-se Escola de Dança do Orfeão de Leiria, tendo em 1997 dado início ao ensino oficial da Dança, por despacho do Ministério da Educação, uma praxis pouco comum em Portugal, à época.
Em 1982 é criada a Escola de Música do Orfeão de Leiria, sendo durante quase 2 décadas a única escola oficial do ensino da música em Leiria. É o Conservatório de Leiria, hoje uma das maiores escolas de música do país, lecionando mais de 2 dezenas de disciplinas com paralelismo pedagógico e uma imensidão de projetos inovadores, incluindo uma diversidade de agrupamentos artísticos, desde orquestras, ensembles, uma Big Band, coros, etc…
Em 2008 nasce o Conservatório Sénior do Orfeão de Leiria com o objetivo de contribuir para o retardar do envelhecimento e para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida nos anos dourados.
Nos últimos anos tem sido dado especial destaque a projetos artísticos de inclusão social e interculturalidade, promovendo, através da música e da dança, a diversidade e uma sociedade mais solidária e plural.
Além das atividades artísticas internas e externas que desenvolve ao longo do ano, o Orfeão de Leiria organiza o Festival Música em Leiria, que já vai na sua 41ª edição ininterrupta e é uma das maiores e mais antigas realizações culturais regulares do país, estendendo-se hoje por uma Região que vai, além dos 10 Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
A obra do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL|CA) 77 anos de labor cultural, sem interrupções, só tem sido possível graças ao esforço e ao empenho de muitos amigos, ao apoio de muitas entidades oficiais e, sobretudo, ao sector empresarial da região e do país.
Horário de atendimento de segunda a sexta-feira:
9H00 – 12H30 e 14H00 – 17H30