Marrazes

Rancho da Região de Leiria

O Rancho da Região de Leiria nasce a 19 de Março de 1963 pela então Comissão Regional de Turismo de Leiria, com o objectivo de recolher preservar e divulgar os usos e costumes característicos de um povo e de uma época situada numa janela temporal que começa nos finais do século XIX e se estende até ao início do século XX.

As suas recolhas abrangem toda a Região de Leiria, nomeadamente os sete concelhos que faziam parte da Comissão Regional de Turismo de Leiria (Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Vila Nova de Ourem, Pombal, Fátima, Batalha).

Desde os primórdios tem-se mantido ininterruptamente em franca actividade, actuando em inúmeros festivais de folclore, quer no país, quer no estrangeiro, tendo no seu 25º. Aniversário sido agraciado pela Câmara Municipal de Leiria, com a Medalha de Prata por Mérito Cultural.

Na comemoração do 50º. Aniversário, recebeu o Galardão Municipal, das mãos do Presidente da edilidade na altura, Dr. Raul Castro.

O seu objectivo tem sido a defesa da cultura popular como identidade única e distintiva de um povo, é nessa luta pela divulgação do que é só nosso e nos torna únicos, que este Rancho tem percorrido o território nacional e internacional.

ranchoregiaodeleiria@gmail.com

Rua do Viveiro, nº1, Marrazes