11 nov. 2023 14h30
16 nov. 2023 14h30

106º Aniversário do Museu de Leiria

Cultura Evento Museus

Museu de Leiria festeja 106 anos de fundação e 8 anos de instalação no antigo Convento de Santo Agostinho dia 15 de novembro.

O programa de comemorações decorre entre os dias 11 e 16 de novembro e inclui concertos, sessões didáticas para público infantojuvenil, um workshop de cerâmica, um teatro de marionetas e a primeira visita guiada ao Museu em Língua Gestual Portuguesa.

Programa
_____________________________________________________________________________________________________________

11 de novembro - 14h30
Workshop de Construção de Azulejos, por Inês Bruto da Costa

Será proposto a cada participante que construa um azulejo de cerâmica utilizando a técnica da lastra e a gravação de elementos nas peças cerâmicas, tais como rendas, folhas e flores. Esta atividade destina-se a crianças, jovens e adultos com ou sem experiência no trabalho com materiais cerâmicos/azulejaria.

12 de novembro - 11h00
Visita Guiada ao Museu de Leiria em Língua Gestual Portuguesa

Com esta visita, o Município de Leiria e o Museu de Leiria pretendem criar condições para uma maior acessibilidade, física e intelectual, a equipamentos e projetos culturais, incluindo comunidades minoritárias que estejam sub-representadas no espaço público, fomentando a participação e inclusão de toda a(s) comunidade(s) nas dinâmicas e práticas culturais e artísticas em Leiria. A visita será conduzida simultaneamente por um técnico do Museu de Leiria e por Elsa Silva, Intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Esta visita não é exclusiva ao público que entende Língua Gestual Portuguesa - destina-se a pessoas surdas e ouvintes.

12 de novembro - 18h30
Knot3

Penúltimo ciclo de concertos Capítulo. Um duo composto por Selma Uamusse e Toni Fortuna, de mundos tão distintos, do punk à explosiva África urbana, mas que em palco formam uma massa sonora muito própria através de vozes, samples, guitarras e um lado performativo muito vincado.

13 de novembro - 10h30
O Rebelde do Lapedo

Uma performance pedagógica concebida pela SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos para o Museu de Leiria, que une o universo histórico da Criança do Lapedo e a irreverente criação de Sérgio Luís, o Boneco Rebelde, dois temas em exposição no Museu de Leiria, aqui exploradas pelo som e teatralidade.

15 de novembro - 10h30
Trocado por Miúdos: Os Pés da Iria - leitura dramatizada

Nesta sessão será explorado e dramatizado o conteúdo do livro "Os Pés de Iria", que aborda a história da construção do Castelo de Leiria, coeditado pelo Município de Leria e pela editora Barca do Inferno.

15 de novembro - 14h30
Apresentação do livro: O Passar do Tempo, de Luís Mourão

Um livro infantojuvenil ilustrado por Rui Pedro Lourenço. Trata-se do 6º volume da coleção Leiria com Livros, uma coedição entre o Município de Leiria e a editora leiriense Barca do Inferno.

15 de novembro - 19h00
Concertos Com História. A Cor da Música Antiga. Do Barroco ao Romantismo.

Concerto pela Camerata do Orfeão de Leiria, sob direção de Mário Teixeira.

16 de novembro - 10h30 e 14h30
A Casa da Árvore - Teatro de Marionetas

Dinamizada por Ângela Ribeiro, nesta peça poderá conhecer uma história de amizade que, através das temáticas da deficiência motora e da inclusão, promove e defende os direitos universais.

Museu de Leiria

A participação em todas atividades é gratuita, mas requer inscrição prévia para: museudeleiria@cm-leiria.pt  ou 244 839 677 (chamada para rede fixa nacional).

Atividades limitadas à lotação da sala.