27 jun. 2023 09h30
06 jul. 2023 17h30

8º Encontro Internacional Saúde com Arte - exposição sobre o projeto "Museu na Aldeia"

Museu de Leiria
Ação Social Cultura Exposição

No âmbito do 8º Encontro Internacional Saúde com Arte - EISA, será realizada no Museu de Leiria uma pequena exposição que sintetiza a dinâmica do projeto "Museu na Aldeia".

Em conjunto com uma vasta equipa de Museus da Rede Cultura 2027, a SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, desenvolveu este projeto com a criação de um programa de intercâmbio na região de Leiria, materializado em visitas de museus a aldeias, e visitas da aldeia aos museus.

Criando uma rede coesa entre municípios, e entre as suas ofertas culturais e artísticas, o “Museu na Aldeia” é dirigido a uma população mais idosa e normalmente isolada, sendo estes idosos convidados a participar numa cocriação artística e cultural sobre uma peça museológica, a expor, posteriormente, num museu que será visitado por cada comunidade, numa envolvente performance artística.

O Museu de Leiria associou-se a esta iniciativa, em relação direta com a aldeia da Columbeira, em Bombarral. A temática explorada foi o valor patrimonial do Abrigo do Lagar Velho, que tal como a Gruta Nova da Columbeira ou a Gruta da Lapa do Suão, localizadas em Bombarral, correspondem a sítios arqueológicos excecionais nos domínios da biologia evolutiva humana e da arqueologia pré-histórica, capazes de aportar conhecimento à construção de uma identidade multicultural e geneticamente diversificada, numa síntese daquilo que hoje somos enquanto espécie humana.

O projeto Museu na Aldeia é cofinanciado pelo PO ISE - Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027 como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições dos 26 Municípios em rede. Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria, União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre tantos outros que se vêm juntando a esta criativa e inovadora iniciativa

SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos

Câmara Municipal de Leiria | Museu de Leiria

Exposição visitável de 27/06/2023 a 06/07/2023, no Museu de Leiria.

Mais informações em https://www.samp.pt/noticias/eisa-2023/