11 mar. 2024 21h30 Até 23h00

A Invenção do Amor + Almadraba Atuneira + A Festa

A INVENÇÃO DO AMOR, 1965

Um casal é perseguido pela polícia e pelos habitantes da cidade pelo crime de ter inventado o amor.

A ALMADRABA ATUNEIRA, 1961

Homenagem ao trabalho e esforço dos pescadores de atum algarvios, filmando a que viria a ser a última almadraba ou “companha” por eles feita, já que, pouco depois do filme terminado, o mar destruiu este arraial algarvio. A sonorização foi feita em 1974, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A FESTA, 1975

A festa em honra de S. Pedro e benefício da capela local, em 9 e 10 de agosto de 1975, imagens inicialmente captadas para integrar “Gente da Praia da Vieira”, projeto que merecera pela primeira ao autor um subsídio do Instituto Português de Cinema. Representam o seu regresso às margens do Tejo em Vieira deLeiria, onde filmou as suas primeiras obras, agora no contexto revolucionário.

Cinemateca Portuguesa

Teatro Miguel Franco

Entrada gratuita, limitada à lotação da sala.

Público alvo: M/12