12 jan. 2024 18h00 Até 19h30

A luta anticolonial, luta pela Liberdade (Cá e lá)

Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril 1974 Conversa

A luta pela independência nas colónias, levou a uma guerra que não só massacrava as populações colonizadas, como também a população portuguesa face ao destino traçado para a grande maioria dos jovens. Por outro lado, a consciência da opressão sobre outros Povos alastrou em Portugal ao longo de 13 anos de guerra e o movimento anticolonial que se via de forma cada vez mais assente em África, também crescia em Portugal no movimento estudantil, no mundo laboral e mesmo nas Forças Armadas. A repressão colonial em África será testemunhada por quem, em Angola, foi preso pela PIDE/DGS durante vários anos no Campo de S. Nicolau e depois, obrigado a incorporar o Exército Português, para si de ocupação colonial, de onde veio a desertar. Relevante é a perceção diferenciadora entre quem era o motor da repressão e aqueles que eram enviados para a guerra de forma obrigatória, ou a contraposição do combate político e armado que tinha que acontecer face à humanização das relações pessoais que também aconteciam.

Org: Câmara Municipal de Leiria

Participação limitada à lotação da sala