04 out. 2024 21h30

A noite de José Saramago

Cultura Teatro

Pelo Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery desafiou uma dúzia de jornalistas profissionais a montar A Noite, peça de José Saramago que decorre na redação de um jornal, na madrugada do 25 de Abril, quando os jornalistas são confrontados com o rumor da revolução. Seria uma oportunidade de refletir — em carne e osso — sobre o futuro do jornalismo. Nos ensaios, porém, surgiu um novo rumor: o de que o próprio jornalismo teria morrido. É a tentativa de confirmar (ou desmentir) esse rumor que as pessoas verão nesta Noite.

ESPETÁCULO APOIADO PELA DGARTES/ RTCP

A partir do texto A Noite de José Saramago
dramaturgia Simão Freitas e João Gaspar
encenação Jorge Louraço Figueira e Leonor Wellenkamp Carretas