A Poderosa Afrin: No Tempo das Cheias
Sinopse
hádoc 2024
Num cenário de desolação onde as ilhas do rio Brahmaputra vão desaparecendo, Afrin, uma órfã de 12 anos, está a atingir a maioridade. Quando as fortes chuvas e as águas das cheias devastam a sua ilha, Afrin recusa-se a render-se às suas marés mortíferas e rema num barco de madeira em direção à grande metrópole de Dhaka para encontrar o seu pai entre milhões de refugiados. Forçada a crescer rapidamente, Afrin tem de enfrentar os mistérios de um mundo que se está a afundar.
O Bangladexe é o oitavo país mais populoso do mundo, apesar de ter menos de metade do tamanho da Itália. Com a sua elevada densidade populacional, o baixo nível do mar e a época das monções torrenciais, é um dos grandes palcos da crise dos refugiados climáticos, onde, nos últimos anos, mais de 10 milhões de pessoas fugiram para as terras mais altas da sua megacidade, Dhaka.
Numa das zonas costeiras baixas do país, ao longo do rio Brahmaputra, uma órfã de 12 anos chamada Afrin vive sem eletricidade numa ilha devastada pelas cheias. Os seus familiares querem casá-la, o que é ilegal, embora seja uma prática comum, mas Afrin não é como as outras raparigas, tem planos e vontade própria. Quando a sua casa é submergida pelas cheias, decide deixar para trás o único mundo que conheceu e, sozinha, empreender uma traiçoeira viagem de barco para encontrar o pai que nunca conheceu – numa das cidades mais densamente povoadas do mundo.
Em Dhaka, uma cidade à beira do abismo e repleta de perigos e mistérios, Afrin enfrenta o impossível, mas faz amizade com um grupo de companheiros órfãos e nunca perde a esperança de reencontrar o pai e de ter uma vida melhor.
“A Poderosa Afrin: No Tempo das Cheias”, do aclamado realizador Angelos Rallis, vai além das manchetes da crise climática global para contar uma história épica de resiliência, sobrevivência e emancipação. Através de uma abordagem cinematográfica imersiva e colaborativa, Rallis consegue aproximar-nos da busca emocional de Afrin e testemunhar a sua incrível desenvoltura, sentido de humor e determinação heroica face à maior ameaça existencial da Humanidade.
Tungrus
de Rishi Chandna
Tungrus | 13 min. | Índia | 2018 | m/12
PRÉMIOS E FESTIVAIS
Thessaloniki Documentary Film Festival 2023 – Vencedor Prémio WWF | Nomeado Prémio Golden Alexander
MDOC Festival Internacional de Documentaário de Melgaço 2023 – Vencedor Melhor Filme Internacional
Mediteran FilmFestival 2023 – Vencedor Melhor Cinematografia | Menção Honrosa Melhor Documentário
Ficha técnica
REALIZADOR: Angelos Rallis
PÚBLICO: M/12
DURAÇÃO: 92 min.
GÉNERO: Documentário
ANO: 2023
ORIGEM: Grécia, França
Outras Informações
fb.com/hadocpt
instagram.com/hadocpt
Apoio institucional . CML . TJLS
Apoio . Fundação Caixa Agrícola Leiria
Media partner . Jornal de Leiria
Parceros . TeraStudio . 99.media