18 mai. 2024 15h30 Até 16h30

Apresentação do livro “Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho”

Museu de Leiria
Cultura Literatura Conversa

A cidade de Leiria é hoje no panorama nacional e europeu um centro urbano de inegáveis potencialidades. Este reconhecimento está subjacente à iniciativa municipal de promover a exposição “Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho”, patente no Museu de Leiria e na Avenida Heróis de Angola e que documenta a evolução do urbanismo desta Polis, tendo por base cartografia, estudos, planos e outra documentação histórica e arqueológica.

A publicação que se apresenta, que é também o catálogo desta exposição, recolhe e aprofunda conteúdos, traçando um panorama da evolução urbanística da cidade, tornando-se no epílogo natural deste projeto e permitindo às gerações vindouras terem um novo ponto de partida.

Promotor
Município de Leiria

Gonçalo Lopes, Anabela Graça

António Moreira de Figueiredo

Coordenação e conceção de conteúdos
Vânia Carvalho, Sara Marques da Cruz e Mário Coelho

Ensaios convidados
Ana Bonifácio, Ana Filipa Pinhal, António Moreira de Figueiredo, Carlota Simões, Helena Veludo, José Marques da Cruz, Rui Alves, Rui Ribeiro, Sandra Macedo, Teresa Rodeia e Vitória Baena Mendes

Cronologia e Desenho
Margot Figueiredo

Fausto Vicente

WE Consultants

Revisão científica
Vânia Carvalho, Sara Marques da Cruz e Mário Coelho

Revisão literária
WE Consultants, Maria Aranha e Álvaro Rosendo

Atividade realizada no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus.

Público alvo: público em geral

Participação gratuita, com inscrição prévia para museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 677 (chamada para rede fixa nacional).