15 jun. 2024 16h00
15 jun. 2025 17h00

"ARTISTAS NA FABRICA" - Exposição

Cultura Exposição

Sinopse

No decurso da segunda guerra mundial e no contexto de afirmação do neorrealismo nas artes plásticas, três jovens artistas realizaram, na região de Leiria, um conjunto de trabalhos de grande qualidade e importância, que manifestam o seu empenho em testemunhar as condições de trabalho do operariado fabril.

Manuel Filipe (1908-2002), realizou um conjunto impressionante de desenhos a carvão. Representam a dureza, o sofrimento e a falta de esperança de um operariado oprimido.

Tereza Arriaga (1915-2013), e Jorge de Oliveira (1924-2012), trabalham a partir da observação direta.

Tereza realizou dezenas de retratos de meninos-operários da Nacional Fábrica de Vidros – Marinha Grande, documento extraordinário da dureza das suas vidas sem infância, praticamente inédito e que será exposto pela primeira vez na sua totalidade.

Jorge de Oliveira desenhou na fábrica de cimentos da Maceira-Liz. Sonhava que as dezenas de desenhos realizados pudessem servir de base à elaboração de um grande mural, à semelhança do que faziam os pintores mexicanos que admirava.

As obras plásticas apresentadas são o cerne da exposição mas esta apresenta ainda uma diversidade de documentação escrita, de fotografias, filmes e fontes orais, que comunicam ao visitante o contexto histórico e social das obras. Incide-se, em especial, sobre as realidades fabris representadas, bem como sobre elementos relevantes da biografia dos artistas: a aproximação de Jorge de Oliveira ao trabalho do cimento, a receção inicial dos Desenhos negros de Manuel Filipe, ou o notável percurso ativista e militante de Tereza Arriaga. A exposição culmina com um núcleo dedicado à cidade de Leiria, o lugar do seu encontro.

Esta exposição foi inicialmente idealizada pelo Prof. João Bonifácio Serra (1949-2023), atento à importância do trabalho desenvolvido por estes artistas em Leiria no contexto do neorrealismo português.

Ficha técnica

Organização
Município de Leiria

Curadoria
Professora Doutora Raquel Henriques da Silva - especialista em História da Arte em Portugal século XIX-XXI

Doutora Emília Margarida Marques - Ivestigadora Associada do CRIA-Iscte - Centro de Rede de Investigação em Antropologia

Agradecimentos
Famílias de Tereza Arriaga, Jorge de Oliveira e Manuel Filipe

Outras Informações

Inauguração dia 15 de junho às 16h00, com entrada livre.

Endereço: Largo de São Pedro - Cerca do Castelo - 2400-235 Leiria

Telefone: 244 839 675 (chamada para rede fixa nacional)

E-mail: mimo@cm-leiria.pt | mimo-serv.educ@cm-leiria.pt | mimo-centrodoc@cm-leiria.pt