28 set. 2025 18h30 Até 20h00

Capítulo #2 - Delia Derbyshire - Concerto Surma

Museu de Leiria
Leiria
Concerto Música

Sinopse

“Capítulo” é uma iniciativa realizada desde 2022, que até 2024 incluía apenas concertos. Em 2025 pretende-se revitalizar esta proposta cultural através da realização, na Sala do Capítulo do Museu de Leiria, de um ciclo de 4 exposições trimestrais onde se dá a conhecer um pouco da vida e obra de 4 figuras incontornáveis que revolucionaram a música tal como a conhecemos hoje. Para cada uma destas figuras foram selecionados 4 músicos e 4 artistas visuais aos quais se lança o desafio: E se houvesse uma gravação inédita deste artista? Como seria mergulhar no universo visual do artista e criar uma nova interpretação da sua identidade gráfica? A exposição estará patente ao longo do trimestre e para além da obra do artista visual, terá espaço para a biografia daquela figura e alguns fonogramas do seu repertório.

Até 28 de setembro, a Sala do Capítulo do Museu de Leiria homenageia Delia Derbyshire, a compositora visionária que escutou o futuro antes de todos nós. Uma mulher que moldou sons com fita magnética e engenho, gravava sons do quotidiano, manipulava as fitas, cortava, colava, filtrava, invertia – criando verdadeiras esculturas sonoras que abriram caminho para o sampling e a música eletrónica tal como a conhecemos.

Foram desafiadas duas mulheres, criadoras e artistas contemporâneos a imaginar: como poderia soar uma composição de Delia Derbyshire em 2025? Como poderia ser a capa de um disco seu editado hoje?
As respostas chegam-nos através da sensibilidade da artista visual Lisa Teles, que reinventa o imaginário visual de Delia, e Surma, que irá apresentar ao vivo, no encerramento da mostra, uma peça inédita inspirada nesta pioneira do som.

Ficha técnica

Organização
CCER MAIS / Omnichord

Apoio
Câmara Municipal de Leiria
Museu de Leiria
Direcção-Geral das Artes

Outras Informações

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 677 (chamada para rede fixa nacional).

Público-alvo: População em geral