01 nov. 2024 15h00 Até 17h30

Ciclo de Música Medieval de Leira: V Janela para Vida Medieval

Castelo de Leiria
Concerto Eventos Workshop Concerto

O CMML 2024 em sua V sessão apresenta: Cantigas de Santa Maria e Colheita de Melodias!

O Castelo de Leiria, através da TWB Ensemble, apresenta o V workshop e concerto no âmbito do Ciclo de Música Medieval de Leiria 2024.

O workshop, intitulado " Cantigas de Santa Maria", será às 15h00, na Igreja da Pena.

"Aprofundando-nos nas Cantigas de Santa Maria, focar-nos-emos nas narrativas dentro destas canções e na variedade das gentes dentro das histórias que nos são contadas nas letras. Veremos como muitas canções nos podem falar da perspectiva do culpado ou do honesto; podem ser sobre nobres, cavaleiros, reis ou artesãos, agricultores ou mendigos, experientes heróis ou jovens crianças, idosos ou freiras, e como as Cantigas de Santa Maria trazem à luz uma visão mais completa da vida medieval na Península Ibérica e arredores."

O concerto terá como tema " Colheitas de Melodias", será às 16h00, na Igreja da Pena.

"Podemos deduzir que seja fácil ter comida e bebida durante uma época de colheita bem-sucedida, no entanto a Virgem
Maria, ao longo das Cantigas de Santa Maria, prova também a sua compaixão ao fornecer alimentos sem fim para aqueles que não tiveram tanta sorte, pois as suas prateleiras, sacas, e garrafas de vinho se encontravam vazias de sustento! Celebrando a época da Segunda Colheita, o Magusto e, ainda mais importante, o próprio nascimento da Virgem, o público é convidado a ouvir um encantador e delicioso fluxo canções, onde pessoas de diversas origens e até mesmo animais da quinta elogiam a virgem pela sua benevolência."

A TWB Ensemble é composta por Esin Yardimli Alves Pereira (vielle), Ricardo Alves Pereira (alaúde), António Filipe Casal (percussão), tendo como artista convidada Joana Godinho (cantora lírica).

Câmara Municipal de Leira

Entidade
TWB Ensemble

Público-alvo: População em geral

Preço dos bilhetes:
Dos 11 aos 25 anos: 1,05€ | Dos 26 aos 64 anos: 2,10€ | < de 65 anos: 1,05€

Entrada gratuita:
Até 10 anos;
Alunos matriculados em cursos do Instituto Politécnico de Leiria (mediante apresentação de cartão de estudante/comprovativo de matrícula);
Cidadãos residentes no Concelho de Leiria (mediante a apresentação de comprovativo de residência);
Docentes que lecionem em estabelecimentos de ensino localizados no Concelho de Leiria (mediante a apresentação de respetivo comprovativo);
Portadores de cartão ICOM ou APOM (mediante apresentação);
Portadores de cartão de antigo combatente (mediante apresentação);
Cidadãos com necessidades específicas.

Para maiores informações:
castelo@cm-leiria.pt
244 839 670 (chamada para rede fixa nacional)