04 out. 2025 21h30

Ciclo MENDELSSOHN 2022/2026

Teatro José Lúcio da Silva
Leiria
Cultura Música

Sinopse

Ciclo de cinco concertos realizados entre os anos de 2022 e 2026 onde são apresentadas Aberturas, as cinco Sinfonias, os dois Concertos para Piano, o Concerto para violino e orquestra e o Duplo Concerto para violino, piano e orquestra do célebre compositor alemão Felix Mendelssohn (1809-1847). A interpretação desta música ímpar é garantida por alguns dos principais valores portugueses e sob a direção de maestros portugueses e estrangeiros.

Este 4º concerto da Orquestra das Beiras é dedicado em grande parte ao génio juvenil do compositor. A 1ª Sinfonia de Mendelssohn tem a particularidade de ter sido composta com 15 anos, dedicada à sua irmã, denotando já todo o engenho e fantasia musical que caracterizará o compositor em idade mais madura. Da mesma altura é o Duplo Concerto para Piano, Violino e Orquestra de Cordas, composto em 1823, um ano antes, em que é notória a exploração das várias técnicas românticas para instrumentos solo. Tudo isto será precedido pela inconfundível Abertura As Hébridas ou A Gruta de Fingal celebrada em tantas bandas sonoras do cinema.

A Joséphine Korda, jovem maestrina residente na Académie de l’Opera National de Paris, juntam-se dois jovens músicos galardoados com diversos prémios nacionais e internacionais, David Bento no Violino e Pedro Costa no Piano.

 

Programa:

Felix Mendelssohn (1809—1847)

Abertura A Gruta de Fingal

 

Duplo Concerto para Piano, Violino e Orquestra de Cordas

Allegro molto appassionato
Andante
Allegretto ma non troppo – Allegro molto vivace
 

Sinfonia nº 1, em dó menor, Op. 11

Allegro di molto
Andante
Menuetto: Allegro molto
Allegro con fuoco
 

ESPETÁCULO APOIADO PELA DGARTES/ RTCP

 

Ficha técnica

Orquestra das Beiras
David Bento, violino
Pedro Costa, piano
Joséphine Korda, maestrina convidada

Outras Informações

Público-alvo: M/6