Cine - concerto “O Último dos Homens” | Noite Europeia dos Museus
Sinopse
Comemorações do Dia Internacional dos Museus em Leiria
14 a 18 de Maio de 2025
Tema ICOM 2025: “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança”
Entre os dias 14 e 18 de maio, a cidade de Leiria associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, promovido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, este ano sob o mote “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança”. Numa era de transformações tecnológicas e sociais aceleradas, Leiria propõe uma programação diversificada e participativa que convida o público de todas as idades a refletir, criar, sentir e (re)descobrir os espaços museológicos e patrimoniais da cidade.
Cine - concerto “O Último dos Homens” (F.W. Murnau, Alemanha, 1924), com Bruno Gallini, Ricardo Soares e Kevin Pires.
“O Último dos Homens”, realizado por um dos cineastas mais emblemáticos do cinema mudo, é um marco fundamental na história do cinema. O filme é acompanhado por banda sonora, criada e tocada ao vivo por músicos multi-instrumentistas.
O porteiro do Grande Hotel Atlantic é um homem admirado por todos no seu bairro e a sua importância está patente no uniforme elegante que enverga. Mas chegou o dia, aquele dia em que o diretor do Hotel decide reconverter as funções do seu velho porteiro, atribuindo o posto na porta giratória do Grande Hotel a um jovem formado para a eficiência do laboro moderno. Despido do seu uniforme, o seu pilar social, quais as consequências para este homem?
Equipa criativa:
Bruno Monteiro, nascido em Alcobaça, assume-se como one-man-band, compositor e produtor da sua própria música e dos seus videoclipes, sob o pseudónimo de Mr. Gallini. Paralelamente é baterista e vocalista do quarteto rock'n'roll, Stone Dead. Bruno Monteiro tem vindo a destacar-se no panorama musical portugês, não só pela sua discografia como
pelo seu trabalho de sound-designer e artista visual. Utilizando tanto instrumentos tradicionais como eletrónicos, faz música com um toque de ironia, verdade e infantilidade bizarra.
Kevin Pires é natural New Jersey, mas o seu coração está em Ponte de Lima. Apaixonado pela música desde pequeno, em 2014 lançou o primeiro disco da sua banda Big Red Panda, o que abriu portas para se juntar à sua banda atual Astrodome em 2016. Fez duas tours europeias (2017 e 2018) e lançou um novo disco. Atualmente vive no Porto trabalha como
sound designer independente e continua como guitarrista/teclista dos Astrodome.
Ricardo Miguel Carvalho Soares, vem da terra dos ovos moles, mas não lhes acha grande piada. Actor de formação, deixa-se levar pelo mundo da fotografia e do vídeo ainda aquando da sua luta académica. Com os anos acaba por trabalhar do teatro ao cinema, passando pela publicidade, fotografia entre outros, trabalha com nomes como Marco Martins, Nikolay
Sidorov e Fred Oliveira, com companhias como Confederação, Teatro Assombrado ou até marcas como SALYS. Neste momento aventura-se pelo mundo do Stop-Motion realizando a sua primeira curta-metragem.
Ficha técnica
Público alvo:
M/6
Duração:
77 min.
Organização:
m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento
Apoio:
Município de Leiria
Outras Informações
Entrada gratuita.
Reservas:
Tel. 244 839 675 (chamada para a rede fixa nacional)
Email: mimo@cm-leiria.pt