26 set. 2023 10h00 Até 16h00

Comemoração do XIV Aniversário do Moinho do Papel

Moinho do Papel
Jornadas Europeias do Património Visita guiada Performance

Integrado na programação das Jornadas Europeias do Património 2023, o Moinho do Papel comemora o seu XIV aniversário com as seguintes atividades:

10h00 - "Era uma vez um moinho de água..."- visita orientada com abordagem à história do papel e à história do monumento, local de produção de papel artesanal, farinha e azeite, proporcionando a descoberta de um edifício do séc. XIII, reabilitado pelo Arqº Siza Vieira, onde se perpetuam os ofícios tradicionais de um moinho de água.

15h00 - “Moinho Imaginário #4 - Rosa dos Ventos" - performance dançada, concebida por Inesa Markava, a partir do espaço do Moinho do Papel que observa a relação entre a dança e a obra de arte visual. Através dos tecidos e bordados de Ana Luísa Cunha, procurando integrar a natureza e o movimento do vento para criar uma coreografia inspirada no cotidiano do Moinho do Papel antigo. A presença de janelas-olhos-espelhos amplia o binômio interior/exterior oferecendo um território fértil em busca de relações entre os elementos naturais e o corpo em movimento. Invisibilidade do vento oferece um caminho sensorial da escuta através da pele. Os visitantes são convidados a explorar esta dimensão do invisível e não-verbal.

Moinho do Papel

Participação gratuita, mediante inscrição prévia

Tel. 244 839 672 (chamada para rede fixa nacional)
email: moinhodopapel@cm-leiria.pt