05 out. 2024 10h00 Até 18h00

Vários Locais da Cidade de Leiria
Cultura Evento

Leiria assinala 5 de outubro com diversas atividades

A Câmara Municipal de Leiria vai concretizar um conjunto de atividades para assinalar o 5 de outubro de 1910.

O programa inicia-se às 10h00, na Praça Rodrigues Lobo, com a realização do “Passeio Republicano”, comentado por Acácio de Sousa, que percorrerá a Rua Vasco da Gama, a Rua Comandante João Belo, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a Rua Machado dos Santos, terminando na Praça da República. A participação nesta atividade, limitada ao número de participantes, carece de inscrição prévia, através do email: gab_apoiocultura@cm-leiria.pt

Pelas 11h00, e com início na escadaria do edifício dos Paços do Concelho, decorrerá um momento de teatralização alusivo à implantação da república em leiria, pelo TASE – teatro de Animação de Santa Eufémia que percorrerá diversos espaços do edifício, com destaque para o Salão Nobre. Precisamente nesse espaço, pelas 11h30, é lançado o livro da autoria de Acácio de Sousa intitulado “LEIRIA: DEZ OPOSITORES EM LUTA CONTRA A DITADURA”, com apresentação a cargo de Alberto Costa.

O programa celebrativo do 5 de outubro em Leiria termina com um concerto às 16h00, pela Banda Municipal Funchalense, da Madeira, no Mercado de Sant`Ana, no âmbito de um intercâmbio realizado com a Banda Filarmónica das Chãs.

Público-alvo: População em geral

Inscrição prévia, através do email: gab_apoiocultura@cm-leiria.pt