Concerto Ebrima Mbye solo - “CriaJazz - Festival Novo Jazz”
Sinopse
Ebrima Mbye, mandinga, korista, compositor, cantor e contador de histórias, nasceu em Jarra Soma, na Gâmbia, em 1988, numa família “djeli” (griô), os Mbye, tocadores de Kora e reputados conhecedores e divulgadores da história mandinga há várias gerações.
O pai de Ebrima, Alagi Mbye, é um korista de renome internacional e um dos grandes conhecedores da história da região. Do lado materno, Ebrima descende de uma outra importante e antiga família “djeli” de tocadores de kora, os Cissoko da Casamance. A mãe, Jabou Susso é cantora em performances de música tradicional mandinga. Tendo sempre vivido sob influência deste instrumento, aos 15 anos Ebrima começa a estudar Kora de forma autodidata, com uma aprendizagem fomentada pela experiência musical dos seus pais e da Escola de Música de Maali’s, na Gâmbia, fundada e dirigida pelo seu pai.
Em 2013, Ebrima partiu para o Senegal. Algumas semanas depois, para o Zimbabué e mais tarde para a Tanzânia, Alemanha, Áustria, Espanha, Suíça, Itália, França, Angola, e Portugal onde já tocou em vários festivais.