14 jun. 2023 18h30 Até 20h00

Conversas de Abril | Da plataforma de ação comum de São Pedro de Moel às ideologias

Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril 1974 Conversa

"Da plataforma de ação comum de São Pedro de Moel às ideologias".

A iniciativa contará com a presença do empresário e ex-deputado Henrique Neto, do jornalista Joaquim Vieira e da historiadora Fernanda Rollo, num debate moderado pela jornalista Alexandra Barata.

Esta Conversa de Abril tem como objetivo abordar o encontro nacional ocorrido no dia 15 de junho de 1969, em S. Pedro de Moel, que reuniu as principais linhas de pensamento político no combate à ditadura. Liderado por Vasco da Gama Fernandes e José Henriques Vareda, duas figuras proeminentes da oposição em Leiria, a reunião visava estabelecer uma unidade de entendimento para as eleições que ocorreriam em outubro desse ano.

Numa época em que os diferentes modelos ideológicos sustentavam os vários partidos que se formaram após a conquista da Democracia, é pertinente lançar agora as seguintes questões: as ideologias ainda são o farol pelos quais os partidos políticos se orientam e se apresentam ao eleitorado? Essas ideologias permanecem autónomas ou há momentos em que a unidade se torna justificada?

Henrique Neto e Joaquim Vieira, ambos opositores ao regime e alvos de vigilância por parte da PIDE/DGS, irão falar das suas experiências enquanto testemunhas diretas daquele tempo - Henrique Neto participou mesmo no encontro de S. Pedro de Moel. Por sua vez, Fernanda Rollo, cujo trabalho académico se tem centrado no Estado Novo e nas lutas da Oposição, enriquecerá o debate com o seu vasto conhecimento nesta área.

Organização da Câmara Municipal de Leiria

Comissão Executiva para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Participação limitada à lotação da sala

Para mais informações: 50anos25abril@cm-leiria.pt