Cordas Sopradas – Um arrojado contrabaixo
Sinopse
O ciclo de concertos “Cordas Sopradas” inspirou-se numa tradição iniciada por compositores como Alban Berg, Kurt Weil, Jacques Ibert, Paul Hindemith, entre outros, os quais exploraram a riqueza tímbrica e energia de agrupamentos de sopros em contraponto com o lirismo muito associado aos instrumentos de cordas.
Seguindo essa tradição, o maestro Alberto Roque tem vindo a desenvolver um projeto de encomenda de obras a compositores portugueses, motivando-os a escrever obras para uma formação de sopros, tendo como modelo a “Harmoniemusik” do período clássico, à qual se juntam solistas em instrumentos de cordas. Ao longo dos últimos anos foram sendo criadas e apresentadas obras de Sérgio Azevedo, Carlos Filipe Cruz, João Pacheco, Diogo da Costa Ferreira, Miguel Amaral, Jacques Veyrier e Javier Subatin.
Neste concerto iremos ouvir em estreia absoluta a obra “Samardjiev o grande”, escrita pelo compositor e contrabaixista Hugo Correia (Fado Morse e Orquestra Filarmonia da Beiras) que interpretará a mesma numa homenagem ao seu professor de contrabaixo Alexandre Samardjiev, falecido em 2023.
O restante programa convida o ouvinte a uma viagem sonora que percorre um vasto espaço temporal e estéticas muito ecléticas, as quais irão sem dúvida ao encontro das mais diversas expectativas musicais do público presente.
ESPETÁCULO APOIADO PELA DGARTES/ RTCP
Ficha técnica
Músicos
Ensemble de Sopros AFCL
Direção: Alberto Roque
Solista/ Compositor convidado: Hugo Correia (Contrabaixo de Cordas)
João Rapozo - Video Plastik
Outras Informações
Público-alvo: M/6
Duração: 50 min. (sem intervalo)