08 dez. 2022 12h00
02 abr. 2023 17h00

Corpo em Dança Fotografia de Paulo Pimenta

m|i|mo - museu da imagem em movimento
Cultura Exposição

E ele dança

A história do Paulo Pimenta com a dança é uma história da dança contemporânea portuguesa. Não uma história factual, objetiva, organizada por ordem alfabética ou cronológica, mas uma história pessoal, sentimental, cardíaca, guiada por instintos estéticos, éticos e afectivos, pela ligação a famílias (sempre mais e mais numerosas) de artistas e intérpretes, pela fidelidade a certas práticas, a certas pessoas e a certos lugares, pela paixão por todos e cada um dos corpos.

Mas também haverá predestinação nisto. Porque ao fim de todos estes anos – estes já muitos anos de que as 45f otos incluídas nesta exposição constituem apenas pequeníssima, ainda que apaixonadíssima, amostra –, é forçoso concluir que o Paulo Pimenta nasceu predestinado para o palco (e não apenas obcecado pelo palco). Predestinado para registar e iluminar os corpos em cima do palco, fazendo-os brilhar à luz inconfundível da sua intuição e da sua delicadeza, da sua fome de poesia e de beleza – enquanto se apaga, silencioso, misterioso, no escuro e no anonimato da plateia, ou na minúscula legenda do canto superior da foto.

Vê-lo fotografar é – tem sido – vê-lo dançar. E que bem que ele dança.

Inês Nadais

Peça | Uníssono - Composição para cinco bailarinos

Coreógrafo | Victor Hugo Pontes

Câmara Muncipal de Leiria | m|i|mo - museu da imagem em movimento