09 dez. 2023 21h30 Até 23h00

ENSEMBLE DE SOPROS DA ASSOCIAÇÃO DE FILARMÓNICAS DO CONCELHO DE LEIRIA | II FESTIVAL LEIRIA CIDADE CRIATIVA DA MÚSICA

Teatro José Lúcio da Silva
Festival Concerto Cultura Concerto Festival

O Festival Leiria Cidade Criativa da Música está de regresso à cidade do Lis para a segunda edição nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2023, com três dias de música em estreia absoluta sobre o tema "Patrim Patrim Patrim ónio Natural e Arquitetónico de Leiria".

A encerrar o festival, no dia 9 de dezembro, solenizamos a vasta tradição filarmónica do concelho de Leiria, com cerca de quatrocentos músicos no ativo. Sobe ao palco um grupo de extraordinários solistas, escolhidos de entre as várias Filarmónicas do Concelho de Leiria, compondo assim o Ensemble de Sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, dirigido pelo Maestro Tiago Alves. O ensemble interpretará música dos leirienses Mário Nascimento e Rui Lavos e de Ângela da Ponte, Pedro Lima, Telmo Marques, e Nuno da Rocha. Os compositores inspiraram-se em locais como o M|i|MO, a Nascente do Rio Lis, o Castelo de Leiria e Vale do Lapedo.

Este concerto celebra dois jovens talentos leirienses atualmente a residir fora do país e que regressam a Leiria para se apresentarem enquanto solistas à frente do Ensemble de Sopros da AFCL, o jovem guitarrista Pedro Santos atualmente a estudar em Weimar e que estreará a obra de Nuno da Rocha um compositor de créditos firmados com obras estreadas pela Orquestra Gulbenkian, e o jovem Tubista José Guilherme Neves atualmente a estudar em Amesterdão e que interpretará a obra de Telmo Marques nome firmado da composição em Portugal com vasto repertório onde constam obras estreadas pelos mais importantes agrupamentos e solistas nacionais e de onde se destaca a estreita colaboração com o Tubista Sérgio Carolino.

Leiria Cidade Criativa da Música

Antena 2

Público alvo: M/6

Tel. 244 823 600 (Chamada para a rede fixa nacional)