Exposição António Campos
Sinopse
EXPOSIÇÃO ANTÓNIO CAMPOS (1922-1999) - CICLO DE CINEMA ANTÓNIO CAMPOS
O M|i|mo – Museu da Imagem em Movimento promove de 01 a 31 de março uma exposição dedicada a António Campos, que complementará o Ciclo de Cinema António Campos (a decorrer de 11 a 20 de março no Teatro Miguel franco, no âmbito do projeto m|i|mo fora de portas.) Trata-se de uma parceria entre o museu e a Cinemateca Portuguesa, integrado nas comemorações dos 50 anos desde o 25 de abril.
António Campos (1922-1999) foi um pioneiro quando no cinema tudo parecia já ter sido esgotado, num país onde o cinema realmente livre era um exercício de redobrada imaginação, quando não uma impossibilidade. Chamemos-lhe escultor visual de paisagens habitadas por gentes maiores do que o ecrã, que recusam ser personagens porque existem para lá, antes e muito maiores que esse mesmo ecrã onde raramente foram vistas. Desta forma, pelo menos, à sua escala, diríamos.
O seu cinema – antropológico, etnográfico, transumante – legou-nos e permitiu que pudéssemos ter uma memória coletiva, mais abrangente e vinda das margens, tanto quanto paradoxal era a sua vontade de, numa ideia de cineasta todo-mundo, poder fazer um cinema vindo de dentro. Mas de quê, para e sobre quem, afinal falava António Campos?
O mundo de que António Campos quis falar – quis guardar? – é um mundo que estava, já então a desaparecer, e, entretanto, se transformou num outro, naquele onde somos herdeiros, pela imagem, de uma memória que, agora só cinematográfica e bidimensional. E por isso, completamente dependente de uma memória de espetadores em grande parte herdada. Reinscrevamos, pois, o seu cinema na hiperatividade das imagens, da abundância de sentidos e na profusão de referências, contrariando a velocidade da perceção, na devolução do seu cinema ao lugar onde nasceu.
Esta exposição e o ciclo, são organizados no âmbito do projeto FILMar, que a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema operacionaliza com o apoio do programa EEAGrants, em estreita colaboração com o MiMO – Museu da Imagem em Movimento e o Teatro Miguel Franco.
Ficha técnica
Organização
m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento
Cinemateca Portuguesa
Apoio
Município de Leiria
EFAGrants
Teatro Miguel Franco
Outras Informações
Tel. 244 839 675 (chamada para a rede fixa nacional)
Email: mimo@cm-leiria.pt
Público alvo: População em geral