29 abr. 2023 15h00
28 mai. 2023 23h59

Feira de Leiria

Festival Concerto Eventos Economia Evento Dança Música Concerto Feira Exposição

Sinopse

Feira de Leiria: Uma grande festa para toda a região

Em Leiria, maio é sinónimo de festa. O estacionamento do Estádio Municipal de Leiria transforma-se no maior parque de diversões de toda a região que, de 29 de abril a 28 de maio de 2023, atrai uma verdadeira multidão a uma das maiores festas da Região Centro do país.

Vão ser muitas as novidades, seja na área da gastronomia, animação ou atividades económicas.

A Praça da Gastronomia e o Palco Leiria continuarão a ser um dos atrativos do evento, que mantém a aposta numa receita de sucesso.

O envolvimento do associativismo é outro propósito de um certame que oferece condições especiais às empresas presentes de interagirem com potenciais clientes.

Equipamentos de diversão, doçaria, gastronomia, empresas, automóvel e associativismo fazem parte de uma extensa lista de stands a visitar na Feira de Leiria, como como já é tradição.

Igualmente clássicos são as farturas, os churros, o algodão doce, mas também os petiscos e a gastronomia típica da região, que vai ser servida por coletividades do concelho, que encontram na Feira uma oportunidade de realizarem receitas para as suas atividades.

A Feira de Leiria constitui, por outro lado, uma montra privilegiada para as empresas, que têm uma ocasião única de estabelecer contacto com os largos milhares de visitantes que passam pelo certame.

 

Uma feira que remonta ao tempo dos reis

A história da Feira de Leiria faz parte do património material e imaterial de todos aqueles que contribuíram para tornar esta iniciativa no maior evento do concelho.

A carta de foral concedida por D. Afonso Henriques é o berço daquela que é a Feira de Leiria e data de 1142. Contudo, Leiria só recebe a carta de feira anual em 1295, já no reinado de D. Dinis.

Com a inauguração do Caminho de Ferro, em 1988, as feiras de Leiria conquistaram uma maior atratividade, dimensão e importância.

A Praça Rodrigues Lobo, o Largo 5 de Outubro e a Rua de Santana, no Bairro dos Anjos, foram alguns dos locais que chegaram a ser habitados pelas feiras e mercados, ponto de encontro da população.

Primeiro, com a mudança para o Parque Tenente Coronel Jaime Tomaz da Fonseca e para os terrenos adjacentes – do outro lado do Rio Lis – onde se encontravam o circo e outros divertimentos, e, depois, com a passagem para os terrenos anexos ao Estádio Municipal de Leiria.

Até 1964 teve lugar em março, sendo a partir daí realizada em maio, de forma a evitar a habitual presença da chuva.

Com maior ou menor pluviosidade, a tradicional Feira de Leiria soube adequar-se ao longo dos séculos às exigências de um público crescente.