Ficheiros Secretos, de Luís Osório
Sinopse
“Ficheiros Secretos” talvez seja a proposta cultural mais surpreendente dos últimos anos.
É difícil imaginar que alguém que associamos ao jornalismo, aos livros e à comunicação possa subir ao palco para interpretar um papel de “narrador” da história do país, do que somos, do que sonhamos, também do que tememos. Mas é exatamente disso que se trata.
Luís Osório é o protagonista de um monólogo que tem estado em muitas cidades e vilas do país. Escrito e encenado a partir de “Ficheiros Secretos”, o livro que lançou em 2021, e que está em 4.ª edição, Luís Osório convoca para palco fantasmas e memórias de personagens que marcaram a história recente de Portugal. Álvaro Cunhal, Mário Soares, José Saramago, Amália Rodrigues, Francisco Sá Carneiro, e tantos outros que, em hora e meia do espetáculo, participarão numa interpelação direta ao público e à memória coletiva.
O palco transforma-se, com a ajuda de uma cenografia depurada e minimalista, num lugar em que as pessoas poderão encontrar motivos para rir e chorar, para se comover e indignar.
Luís Osório não é um ator. Mas a sua voz transporta-nos quase como se o fosse – afinal, o que se pretende é o regresso a uma certa pureza do que é o teatro enquanto espaço de passagem de memória através das histórias que passam de uns para outros. É disso que se trata, uma homenagem ou um regresso à ligação do palco com a tradição oral.
Cada espetáculo tem um alinhamento diferente e convidados especiais que se enquadram na história da geografia, em que o monólogo é representado.
Ficha técnica
Autoria e encenação: Luís Osório; Cenografia: Ana O.; Produção: Dixit
ESPETÁCULO APOIADO PELA DGARTES/ RTCP
Outras Informações
PÚBLICO-ALVO: M/6
DURAÇÃO: 90 min. (sem intervalo)
Informações: bilheteira@teatrojlsilva.pt e 244 823 600 (chamada para rede fixa nacional)