Fotografia, Neorrealismo e Contemporaneidade - Conversas na Fábrica
Sinopse
CONVERSAS ARTISTAS NA FÁBRICA
Fotografia, Neorrealismo e Contemporaneidade
Reflexão sobre o papel da fotografia no contexto histórico e artístico português, com as intervenções de:
- Emília Tavares - O Dilema Ideológico do Realismo Fotográfico - Fotografia portuguesa década de 40/50 do século XX; (Curadora de Fotografia e Novos Media no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado);
- Hugo Pereira - Fotografia em perspetiva histórica: janela para o passado? (Investigador da Universidade NOVA de Lisboa);
- Susana Martins – Moderação (Professora Assistente - NOVA-FCSH / IN2PAST).
Emilia Tavares é Conservadora e Curadora para a área da Fotografia e Novos Media no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Lisboa e Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É ainda Investigadora de História da Fotografia, tendo publicado a obra João Martins – Imagens de um tempo descritivo desolador, Mimesis, Porto, 2001, e investigadora portuguesa convidada do projecto FOTOFO - The History of 20th Century European Photography, com o apoio da FCG.
Tem diversos ensaios e obras publicadas sobre história da fotografia portuguesa de que se destaca Joshua Benoliel (1873-1932) - repórter fotográfico (LisboaPhoto, 2015), Batalha de Sombras: Colecção de Fotografia dos anos 50 do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado (Museu do Neo-Realismo, 2009), Annemarie Schwarzenbach (1908-1942) Auto-retratos do Mundo (Tinta da China, 2010), Tesouros da Fotografia Portuguesa do século XIX (MNAC, 2015).
Comissariou diversas exposições na área da arte contemporânea e da fotografia e novos media, de que se destaca Vasco Araújo, Botânica, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado (2014), Rui Mourão, Os nossos sonhos não cabem nas vossas urnas, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado (2014), A Composição do Ar, Coleção permanente e outras obras (CIAJG, 2015), A Imagem Paradoxal. Francisco Afonso Chaves (1857-1926), (MNAC, 2017) e Carlos Relvas Vistas Inéditas de Portugal (MNAC, 2019).
Já Hugo Silveira Pereira é Investigador do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, Honorary Visiting Fellow do Departamento de História da Universidade de York e antigo Visiting Scholar do Departamento de História do MIT – Massachusetts Institute of Technology (School of Humanities, Arts, and Social Sciences).
Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2012), publicou vários livros e artigos sobre a história ferroviária portuguesa no território continental e colonial e sobre fotografia de ciência, tecnologia, engenharia e medicina em perspetiva histórica. Entre as suas últimas publicações destaca-se o livro Caminhos de ferro e caminhos da palavra. O debate tecnopolítico sobre a ferrovia em Portugal, 1844-1899, editado pela CP, e os artigos “Critical Infrastructure in Historical Perspective: The Portuguese Railroad Network in the Second Half of the Nineteenth Century”, publicado na revista Engineering Studies, “Using photography in history of science and technology: a methodological proposal”, publicado na revista Fotocinema, e “The Camera and the Railway: Framing the Portuguese Empire and Technological Landscapes in Angola and Mozambique, 1880s–1910s”, publicado na revista Technology and Culture.
A moderação deste colóquio estará a cargo de Susana Martins, atualmente professora convidada do Departamento de História da Arte (NOVA FCSH), coordenando um curso de Fotografia e Artes Visuais, e Investigadora Sénior do Instituto de História da Arte (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST), onde coordena o grupo de investigação MuSt—Museum Studies.
Susana Martins é licenciada em história da arte e concluiu o doutoramento em fotografia e estudos culturais na Katholieke Universiteit Leuven, sob orientação do Prof. Jan Baetens, com a obra “Portugal visto através de olhos estrangeiros: fotografia e cultura visual na década de 1950”.
Tem trabalhado principalmente em estudos de arte e cultura visual, nomeadamente na intersecção entre fotografia, exposições e culturas impressas.
A sua investigação abrange livros fotográficos, museus e exposições, propaganda, viagens, identidades nacionais e cultura mediática inicial. É autora de diversas publicações sobre estes temas tendo trabalhado com diversas instituições culturais, museus e projetos curatoriais.
Lecionou também cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de fotografia, cultura visual do século XIX, estudos lusófonos, arte contemporânea e semiótica.
Atualmente é Co-PI do projeto de pesquisa de três anos CURIOSITAS – Peeping Before Virtual Reality. Uma Arqueologia Mediática de Imersão Através da VR e dos Cosmoramas Ibéricos, financiado pela FCT.
A conversa será antecedida por uma Visita Orientada à exposição “Artistas na Fábrica – Tereza Arriaga, Jorge de Oliveira, Manuela Filipe – 1943-1945” pela Professora Doutora Raquel Henriques da Silva, pelas 15h00.
Outras Informações
A participação nas Conversas Artistas na Fábrica é gratuita, embora sujeita a inscrição prévia para mimo@cm-leiria.pt ou 244 839 675