Grave Pleasures + GGGOLDDD
Sinopse
EXTRAMURALHAS - Festival Gótico 2023 - XII Edição
GRAVE PLEASURES [finlândia]
A MESTRIA E A VIRULÊNCIA POÉTICA SUB-ÁRCTICA RETRATADA ATRAVÉS DO MAIS REFINADO POST-PUNK DOS NOSSOS DIAS.
SUB-ARCTIC MASTERY AND VIRULENT POETRY PORTRAYED THROUGH THE MOST ASTONISHING POST-PUNK OF OUR DAYS.
Formados em 2010 e conhecidos até 2015 por Beastmilk, os GRAVE PLEASURES são uma surpreendente banda de post-punk apocalíptico (como eles mesmos se auto-designam) sediada em Tempere, Finlândia. No quinteto, onde pontificam músicos com créditos firmados em grupos como Hexvessel, Shining, Waste Of Space Orchestra, Dødheimsgard ou Oranssi Pazuzu, destaca-se a peculiar voz do vocalista, o irlandês Mathew McNerney, cujo timbre confere a impressão identitária sonora da banda. A cereja no topo dos GRAVE PLEASURES, que nos darão a mostrar ao vivo, sobretudo, os temas do novo álbum “Plagueboys” (2023 – Century Media), é a sua componente poética (inspirada no universo de Aleister Crowley) com pérolas tão obscuramente bonitas quanto esta que podemos ouvir, por exemplo, no tema Joy Through Death: “Death is beautiful, death takes us out of this world”. Gótico até ao osso, portanto!
GRAVE PLEASURES – HIGH ON ANNIHILATION [ VIDEO ]
GRAVE PLEASURES – HEART LIKE A SLAUGHTERHOUSE [ VIDEO ]
GRAVE PLEASURES – JOY THROUGH DEATH [ VIDEO ]
GRAVE PLEASURES – BE MY HOROSHIMA [ VIDEO ]
GRAVE PLEASURES – SOCIETY OF SPECTRES [ VIDEO ]
SPOTIFY
MAIS INFO / MORE INFO:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
GGGOLDDD [países baixos]
ROCK VANGUARDISTA MISCIGENADO COM ELECTRÓNICA NUM SEXTETO COMPROMETIDO A TORNAR A TRANSCENDÊNCIA, A BELEZA, E A VULNERABILIDADE HUMANA, EM OBRAS DE ARTE.
AVANTGARDE ROCK ELECTRONIC SEXTET COMMITED TO TURN TRANSCENDENCE, BEAUTY, AND HUMAN VULNERABILITY, INTO PIECES OF ART.
É com muito entusiasmo que a FADE IN apresenta os neerlandeses GGGOLDDD no cartaz do EXTRAMURALHAS 2023. Há anos que seguíamos esta banda que até 2021 se chamava GOLD. Álbuns como “No Image” (2015) e “Optimist” (2017), que chegaram ao mercado com selo da editora de culto germânica Ván, faziam jus à forma como o sexteto definia o seu universo musical: “a post-everything dark rock band“. Na bagagem para o concerto de Leiria a banda traz “This Shame Should Not Be Mine”, um disco que é uma obra de arte autêntica, que revela um equilibrado manancial de canções tingidas por arranjos eletrónicos, misturados com estruturas orgânicas sofisticadas e arrojadas, onde a voz bonita e serena de Milena Eva nos hipnotiza e (en)canta. Tudo alinhado para ser memorável, claro.
GGGOLDDD – NOTES ON HOW TO TRUST [ VIDEO ]
GGGOLDDD – SPRING [ VIDEO ]
GGGOLDDD – INVISIBLE [ VIDEO ]
GGGOLDDD – THIS SHAME SHOULD NOT BE MINE [ VIDEO ]
GGGOLDDD – SUMMER THUNDER [ LIVE VIDEO ]
GGGOLDDD – HE IS NOT [ VIDEO ]
SPOTIFY
MAIS INFO / MORE INFO:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Ficha técnica
M/6
Outras Informações
Estes espetáculos têm os apoios do Município de Leiria, Teatro José Lúcio da Silva, da DGA – Direção-Geral das Artes, e da RTCP – Rede Teatros e Cineteatros Portugueses.