"Histórias de Amor: Uma Viagem Musical e Poética do Renascimento aos Nossos Dias" - Cistermúsica 2025
Sinopse
O grupo vocal Voces Caelestes propõe uma viagem no tempo que constitui, também, um périplo pela diversidade das histórias de amor.
Em termos cronológicos, a viagem será longa, estendendo-se dos inícios do século XVI ao começo do século XXI. Entre a chanson Il est bel et bon, de Pierre Passereau, e A boy and a girl, de Eric Whitacre, distam, com efeito, quase 500 anos.
No que se refere às histórias de amor, o nosso percurso levar-nos-á a paragens consideravelmente distantes: do amor carnal de Sì, ch’io vorrei morire, de Monteverdi, ao amor divino de Notre Père, de Durufl é; do amor platónico de Dieu ! qu’il l’a fait bon regarder!, de Debussy, ao amor conjugal de Die Harmonie in der Ehe, de Haydn; do amor não correspondido de Des Baches Wiegenlied, de Schubert, ao amor eterno de Come to me, de Holst, larga, muito larga, é a paleta de cores amorosas que se abre diante dos nossos ouvidos.
Curioso é o facto de, em épocas muito diferentes, as abordagens ao tema apresentarem, por vezes, grandes semelhanças. Compare-se, no programa deste concerto, as visões de Gesualdo e Schubert, Passereau e Haydn ou Holst e Whitacre, para dar apenas alguns exemplos. As sociedades transformam-se, os seres humanos mudam, mas a importância do amor nas nossas vidas mantém-se inalterada. Como escreveu Jorge Luis Borges, “Parece-me fácil viver sem ódio, coisa que nunca senti, mas viver sem amor acho impossível”.
Este concerto está inserido no âmbito do Cistermúsica Redes — uma rede de programação que valoriza a aproximação do grande público à música erudita e promove a ligação entre música, história e património.
Ficha técnica
Organização
Município de Leiria
Castelo de Leiria
Produção
ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes | Cistermúsica
Interpreação
Voces Caelestes
Direção
Sérgio Fontão
Outras Informações
Público-alvo: M/06
Entrada Gratuita
Sujeito à lotação do espaço.
Para mais informações:
castelo@cm-leiria.pt
244 839 670 (chamada para rede fixa nacional)