23 nov. 2023 18h00 Até 19h30

Leiria no combate à ditadura: da unidade ao pluralismo

Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril 1974 Conversa

No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, recebe um debate de importância histórica e cultural no próximo dia 23 de novembro às 18:00. "Leiria no Combate à Ditadura: da Unidade ao Pluralismo" reúne algumas figuras emblemáticas que desafiaram o regime ditatorial em Portugal.

O painel de oradores contará com a presença de Alberto Costa, destacado dirigente estudantil e ativo opositor à ditadura; José Augusto Esteves, sindicalista e membro do PCP durante o período do Estado Novo; e João Cunha, advogado e co-fundador do Jornal de Leiria. A moderação estará a cargo de Marco Gomes, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS).

Leiria destacou-se como um bastião da oposição à ditadura, estabelecendo dinâmicas ativas no distrito, especialmente em colaboração com a vizinha Marinha Grande. As personalidades em foco, provenientes de diferentes esferas políticas, foram unidas pela causa comum de resistir à repressão. Esta Conversa de Abril explorará como, apesar das diferenças políticas, estas pessoas foram capazes de estabelecer uma linha de unidade no combate pela Liberdade, mantendo presentes as suas convicções individuais de pensamento político, que viriam a confirmar o pluralismo democrático que triunfou com o 25 de abril de 1974.

Uma excelente oportunidade para conhecer de perto as experiências e perspetivas destes notáveis combatentes pela liberdade. Através de uma reflexão sobre o passado, será possível compreender como a diversidade de pensamento político se manifestou na luta pela democracia.

Org. Municipio de Leiria

Entrada limitada à lotação da sala