"Não Penses a Preto e Branco" de Pedro Ribeiro
Sinopse
"Não pense a preto e branco" e atreva-se a vir ver ao vivo e a cores a Mulher como nunca a vê nas imagens das revistas, nas novelas, no Instagram ou nas redes sociais.
Militares, bombeiras, estudantes, duplas de cinema, desportistas e outras verdadeiras mulheres do séc. XXI são sublimadas e homenageadas pela sua força, determinação e contributo para um mundo mais equitativo e desenvolvido, onde o papel da mulher na nossa sociedade, nas nossas famílias e nas nossas vidas já não é regido pelos antiquados estereótipos.
Convidamo-lo a analisar e a reflectir sobre as semelhanças e diferenças entre cada binómio de fotografias - uma a preto e branco que mostra a visão cliché da Mulher e a seguinte que nos mostra a realidade surpreendente da mesma modelo que é retratada na sua força, nos seus novos papeis e na sua igualdade para com o género masculino.
Desafia-mo-lo ainda a procurar elementos comuns que se transformam de uma fotografia a outra, desde as calças da tropa que são passadas a ferro numa e são usadas na seguinte a outros elementos ou ideias que evoluem de uma imagem para a seguinte.
Esta série que foi elaborada entre França e Portugal contou com a colaboração de voluntárias que assim quiseram contribuir para uma imagem mais justa e marcante da mulher e para promover o respeito dos seus direitos no nosso quotidiano, sem as quais de resto esta exposição não seria possível e às quais expressamos aqui a nossa mais profunda gratidão e respeito!
São de referir também os nossos sentidos agradecimentos à cooperação da Câmara Municipal de Leiria, aos Ginásio Conjugate Box e Getfit, à Universidade da Beira Interior, aos Bombeiros de Dol-de-Bretagne e à Oficina Bourdais ambos em França.