21 set. 2024 10h00 Até 12h30

“O Castelo, os Vila Real (Senhores de Leiria, 1464-1640) e as suas Relações Internacionais”

Castelo de Leiria
Jornadas Europeias do Património Cultura

Visita orientada para descobrir a história do Castelo de Leiria, da origem do povoado à atualidade, desde o sítio arqueológico ao monumento construído. Nesta visita orientada especial será dado enfoque ao Castelo sob o domínio dos Marqueses de Vila Real (1464-1640), e às relações que a poderosa Casa de Vila Real estabeleceu na Espanha, na Itália e no Norte de África. Essas ligações com o Reino vizinho e a Casa de Saboia italiana através de laços de parentesco, contratos de casamento e alianças, o ofício de capitães e governadores de Ceuta, a proximidade e serviço à Casa Real de Portugal, trouxeram a esta Família um enorme prestígio e projeção sociopolítica nos séculos XV e XVI. Por conseguinte, para além de ocuparem um lugar de topo na Nobreza Portuguesa, beneficiaram de um vasto conjunto de doações e mercês régias, que incluíram terras, jurisdições, rendas, foros, direitos e privilégios exclusivos, aumentando substancialmente o seu património e prosperando os seus senhorios, onde se inclui o Castelo de Leiria, o seu Palácio na antiga Praça de São Martinho ao Rossio - frequentado pelo Poeta Francisco Rodrigues Lobo, alvo do mecenato dos duques de Vila Real -, e as diversas propriedades no território leiriense.

Público-Alvo: Público em Geral

Mediante Inscrição Prévia. castelo@cm-leiria.pt ou 244 839 670 (custo de chamada para a rede fixa nacional)

Preço incluído no bilhete de ingresso de visita ao Castelo

Municipio de Leiria - Câmara Municipal/Castelo de Leiria