O Garoto de Charlot | Cine-Concerto com “O Gajo”
Sinopse
Dia Mundial do Cinema / 100 anos da estreia de “O Garoto de Charlot” em Portugal
SALÃO PIOLHO | 7 ª EDIÇÃO
Na 7ª edição do “Salão Piolho – Cine-Concertos” é a vez da Cidade de Leiria acolher este evento num período especial da história do Cinema com a comemoração do seu Dia Mundial – 5 de novembro.
Nesta mostra significativa, celebramos o cinema mudo para provar que a sua magia nunca se perde, mas reinventa-se a cada nova projeção. As interpretações musicais que fazem parte deste ciclo, permitem um novo olhar sobre um cinema que importa recordar e celebrar.
Com atuações musicais de artistas tão diferentes como Diogo Vida, Bicho Carpinteiro e O Gajo, ressoará com o preto e branco, a música tradicional portuguesa, o jazz, o folk e a eletrónica.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Um filme com um sorriso – e talvez, uma lágrima.” É esta advertência ao espectador que abre a primeira longa-metragem de Charles Chaplin.
Ao sair do Hospital de Caridade com o seu recém-nascido nos braços, uma mulher desesperada deixa a criança dentro de um carro que vê estacionado e foge com o intuito de se suicidar. Mas o carro é roubado e depois de várias peripécias, um vagabundo fica com ele.
Cinco anos depois, criou-se uma forte relação entre ambos. Mas a vida da mãe da criança deu uma volta e esta é agora uma rica cantora de ópera que tenta por todos os meios reencontrar o seu bebé perdido.
Um dia, por mero acaso do destino, os três cruzam-se na rua…
Uma comédia dramática sobre o amor e baseada na própria infância de Chaplin, que permanece uma das mais importantes referências cinematográficas de todos os tempos.
Estreado em Lisboa nos Cinemas Olímpia, Cinema Central (ambos nos Restauradores) e no Chiado Terrasse a 28 de Maio de 1923, dois anos depois da sua estreia mundial.
Sobre “O Gajo”
João Morais começou a tocar guitarra aos 15 anos seguindo um percurso sólido no Punk Rock. Na primavera de 2016, João mergulhou nas raízes da música portuguesa e criou nova sonoridade para a Viola Campaniça. Assim começou o caminho d’O GAJO, inspirado nas suas referências da World Music com que tem conquistado o público nacional e internacional. Em 2021, chega “Subterrâneos”, álbum que conta com a participação de Carlos Barretto (contrabaixo) e José Salgueiro (percussão), expandido a dimensão artística do projeto. Em 2023, entra num quarto ciclo d’O GAJO que nos leva para um espaço de experimentação e de transição com o álbum “Não Lugar”.
1921 | EUA | 60 min.| Com: Charles Chaplin, Edna Purviance, Jackie Coogan | Legendado em português
Ficha técnica
PÚBLICO-ALVO: M/6
DURAÇÃO: 60 min. (sem intervalo)
Entrada livre - Limitada à lotação da sala
Outras Informações
ORGANIZAÇÃO: Fundação INATEL