Oficina de cerâmica “No imaginário da Criança do Lapedo”, por Inês Bruto da Costa
Sinopse
Esta atividade destina-se a famílias (crianças, jovens e adultos), com ou sem experiência no trabalho com materiais cerâmicos.
Em dezembro de 1998, perto no vale do Lapedo, em Leiria, foi descoberto o esqueleto de uma criança com cerca de 29 mil anos. Um achado importantíssimo, pois os ossos revelaram um curioso mosaico de características anatómicas de Homem de Neandertal e de Homem Anatomicamente Moderno.
Se imaginarmos como viveria esta criança, rodeada de natureza, entre riachos e animais, cremos que viveria certamente no meio do barulho da água, dos cheiros do vento e do barulho dos pássaros. Assim surge a ideia para esta oficina de cerâmica: criar um apito feito de barro, que remete para a inocência, simplicidade e comunhão com a natureza, entre barro e flores, na qual certamente viveria esta criança.
Ficha técnica
Organização
Câmara Municpal de Leiria | Museu de Leiria
Inês Bruto da Costa
Dinamização
Inês Bruto da Costa
Outras Informações
Atividade inserida na iniciativa municipal "Domingar nos Museus" e associada às comemorações dos 25 anos da descoberta do Abrigo do Lagar Velho e da Criança do Lapedo
Público alvo: público em geral
Duração: 2 horas
Participação gratuita, com inscrição prévia necessária, para museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 677 (chamada para rede fixa).