22 abr. 2023 18h00 Até 19h30

Recital de Piano com Declamação de Poesia

Cultura Música

Sinopse

Com João Paulo Esteves da Silva e Nazaré da Silva

Comecei por cantar para a Nazaré. Depois, com os anos, começámos a cantar juntos, em casa, primeiro, mas também em festas de amigos e família. Desde cedo reparámos que as nossas vozes se harmonizavam facilmente o que foi motivo forte de eu compor cada vez mais canções com o duo em mente, e começámos a cantar em público, sobretudo em contextos ligados à poesia. Em 2015 gravámos a canção que compus para o soneto Pára-me de repente o pensamento, de Ângelo de Lima, registo incluído num dos 2 CDS que acompanham a publicação Nós, os de Orfeu (edição Casa Fernando Pessoa—Boca). Em 2016 Gravámos o CD Crime que acompanha o meu livro de poemas Vertem-se Bíblias em Quimbundo (edição Mia Soave); Seguiu-se Perdiz, um projeto musical centrado nos poemas de Valério Romão, que teve várias apresentações ao vivo, em Lisboa, no Porto, em Óbidos e Serpa, local onde gravámos um disco, em 2019. Em 2021 gravámos o cd Vago Pressentimento azul por cima, que acompanha a reedição da obra homónima de Ana Paula Inácio, pela editora Alambique.

Recentemente, em Agosto de 2022, estivemos em residência no Vale do Pereiro/Sertã no quadro do programa Voz Interior e levantámos um novo repertório de canções que apresentámos em espetáculo no dia 27 de Agosto, o qual esperamos gravar em disco muito em breve.

Ficha técnica

É este programa que propomos apresentar em Leiria no próximo dia 22 de Abril. Programa constituído por canções, minhas, ora da Nazaré ora compostas em parceria. Os textos são meus, na maior parte, ora da Nazaré, mas também de Verlaine, Charlotte Mew ou Manuel de Freitas, por exemplo.

O formato é o de um recital para 2 vozes e piano. O canto será a realidade mais presente, sem obstar a alguns momentos de recitação.

Outras Informações

PÚBLICO-ALVO: M/6

Informações: teatromfranco@teatrojlsilva.pt e 244 839 680 (chamada para rede fixa nacional)