27 jul. 2023 21h30 Até 23h00

Recital de Voz e Piano- Nuno Vieira de Almeida e Rita Blanco

CDIL- Igreja da Misericórdia
Festival Concerto Eventos Música Recital Festival

Strauss compôs em 1896/97 sobre texto de Tennyson o melodrama Enoch Arden, para voz e piano. A obra situa-se entre os poemas sinfónicos Assim falava Zaratustra de 1896 e D. Quixote de 1897, e só foi ouvida em Portugal em novembro de 2021, no CCB - Centro Cultural de Belém, numa estreia de sucesso com a mesma dupla de intérpretes que aqui se propõe e tradução portuguesa de Vítor Moura. Enoch Arden é um dos mais longos melodramas existentes e um dos mais bem construídos.

A temática remete-nos a Ulisses e Robinson Crusoe, mas a melancolia do marinheiro que perde e reencontra a família de novo formada, julgando-o morto, é totalmente romântica e encontra a sua confirmação genial na música de Strauss. O piano dá a chave, por assim dizer, a muitíssima coisa no texto, tornando-se um parceiro indispensável à leitura.

Nuno Vieira de Almeida, piano e direção
Rita Blanco, declamação

ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes

Público-alvo: M/6