12 mar. 2024 21h30 Até 23h30

Retratos das Margens do Rio Lis + Histórias Selvagens

RETRATOS DOS DAS MARGENS DO RIO LIS, 1965

Trata-se de um filme suportado por uma associação entre o fluir das águas do rio e o fluir da vida dos homens e mulheres que trabalham dia-a-dia, lutando pela sua sobrevivência. O título do filme refere que o enfoque será colocado nas pessoas que vivem nas margens do rio Lis, ou seja, o filme oferece-nos retratos dos que são das margens do rio Lis. O trabalho e a pobreza das gentes que habitam nas margens do rio correm lado a lado mas, também, a esperança, já que as crianças têm um lugar especial neste filme.

HISTÓRIAS SELVAGENS, 1979

Montemor-o-Velho, Beira Litoral. As cheias do rio Mondego são o flagelo da vida desta população. Ti Bastião e Ti Lobina, um casal de rendeiros que trabalha na criação de gado ao ganho - em comparticipação com o dono dos animais - decidem comprar e criar o seu próprio porco. Os anos passam, os filhos emigraram. Ti Bastião e Ti Lobina, já velhos e sem forças, são substituídos por novos rendeiros. Por caridade, e desde que não criem problemas, o senhorio deixa-os viver numa cozinha velha e degradada.

Cinemateca Portuguesa
Teatro Miguel Franco

Entrada gratuita, limitada à lotação da sala.

Público alvo: M/12