13 mar. 2024 21h30 Até 23h00

Um Tesoiro + Gente da Praia da Vieira

Teatro Miguel Franco

UM TESOIRO, 1958

Relata a vida de fome e de miséria que no Inverno todos sofriam com a paragem das campanhas de arrasto. Os mais novos partiam para as florestas da Galiza, outros para as beiras interiores de Portugal, todos como madeireiros. Nem todos regressavam, mesmo os que iam para as margens do Tejo. Com este filme inaugurei o meu etnocinema que preocupadamente tenho tentado prosseguir durante toda  a minha vida. (António Campos).

GENTE DA PRAIA DA VIEIRA, 1975

O filme inclui elementos ficcionados e ilustra a vida dos pescadores da praia da Vieira (Vieira de Leiria), mostrando aspectos da sua migração para o Tejo, para águas mais tranquilas, em meados do século, e da ocupação de zonas ribeirinhas nas lezírias do Ribatejo, onde construiram pequenas aldeias palafíticas, à borda-d’água.

Cinemateca Portuguesa
Teatro Miguel Franco

Entrada gratuita, limitada à lotação da sala.

Público alvo: M/12