Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Espaços Culturais

Em 30 de abril de 1955 abria pela primeira vez ao público, nos Paços do Concelho, em Leiria, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. Atualmente está instalada no Largo Cândido dos Reis (Terreiro), cujo edifício foi inaugurado em 25 de setembro de 1997, o seu nome é uma homenagem ao seu doador inicial, o poeta leiriense Afonso Lopes Vieira.

A livraria privada do escritor encontra-se, no edifício da Biblioteca, disposta do mesmo modo como se encontrava no “Palácio da Rosa”, a sua residência em Lisboa. A doação foi expressa verbalmente à sua mulher, D. Helena Aboím e ao seu amigo Américo Cortez Pinto, que após a sua morte materializaram a vontade do poeta.

Ao longo das décadas o acervo desta biblioteca tem sido enriquecido por outras doações institucionais e individuais, para além das aquisições da Câmara Municipal de Leiria, tendo no presente cerca de 100 mil títulos, nos mais variados suportes e temáticas informativas e comunicacionais.

Em 1982 o poeta leiriense Carlos Eugénio, doou o seu acervo documental à biblioteca. No ano de 2013 foi inaugurada a Sala Fernando Amaro em homenagem a este bibliófilo, que doou o seu espólio, de mais de dez mil livros e documentos ao Município de Leiria.

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira encontra-se instalada num edifício habitacional datado do século XVIII, situado no Centro Histórico da cidade de Leiria, que foi adaptado para servir este fim em 1997, seguindo um projeto do Arq. Charters Monteiro. Encontra-se distribuído por uma área total de 2200 m2, distribuídos por cinco pisos:

Piso 2: Serviços internos
Piso 1: Livraria Afonso Lopes Vieira, Sala Polivalente, Sala de Leitura Infantil e Juvenil, Cafetaria, Serviços internos e WC
Piso 0: Balcão de Atendimento, Galeria, Sala de Leitura de Adultos, WC, WC para pessoas com mobilidade reduzida e Arquivo Histórico - Sala Fernando Amaro
Piso -1: Piso inferior da Sala de Leitura de Adultos e WC
Piso -2: Depósito

Sala_ALV_1

segunda a sexta feira: das 09h30 às 20h00
sábado: das 14h00 às 20h00

Encerra aos sábados, durante o mês de agosto.

Visitas guiadas e serviços educativos com marcação prévia.

244 839 666 (chamada para rede fixa nacional)

biblioteca.municipal@cm-leiria.pt

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira