14 nov. 2023 12h00

2º Fórum Ambiente - Educação Ambiental: desafios do Séc. XXI

Teatro Miguel Franco
Educação Ambiente Conferência Palestra

O Município de Leiria convida todos os professores, educadores e interessados pela Educação Ambiental, para a 2ª edição do Fórum Ambiente de Leiria - este ano com o mote "Educação Ambiental: desafios do Séc. XXI".

Este momento formativo insere-se no Projeto Educativo Municipal de Leiria, através do qual se pretende potenciar o cumprimento da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, que contempla o “Desenvolvimento Sustentável” e a “Educação Ambiental” no 1º Grupo de domínios e, por isso, obrigatório para todos os ciclos de escolaridade.

Com o 2º Fórum Ambiente, pretende-se ainda contribuir para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 adotada ao nível das Nações Unidas, nomeadamente no que respeita aos ODS 4, 6, 7, 12, 13, 14, 15 e 17, bem como para a implementação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), abrangendo os seus eixos estratégicos: “Descarbonizar a sociedade”; “Tornar a economia circular” e “Valorizar o território”.

A partilha de experiências e projetos de outros Municípios e Equipamentos de Educação ambiental irá permitir um enriquecimento de todos os participantes e potenciar a implementação de projetos educativos na área da educação ambiental, bem como facilitar novas metodologias para o alcance das metas curriculares na área ambiental.

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial, Educadores Ambientais, interessados em educação ambiental

ENQUADRAMENTO PARA CERTIFICAÇÃO (Professores e Educadores)

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

OBJETIVOS

• Promover a partilha de experiências, aprendizagens e reflexões na área da educação ambiental para a sustentabilidade;

• Dotar os educadores e professores de conhecimentos sobre formas de trabalharem os programas curriculares;

• Adquirir conhecimentos e capacidades para propor ações de intervenção ao nível da educação ambiental, em contexto escolar;

• Capacitar os educadores e professores para trabalharem segundo o modelo holístico “head, heart and hands”;

• Compreender a importância das redes de cooperação e de parceria que podem existir entre estabelecimentos de ensino;

• Contribuir para a criação de um plano de educação ambiental ao nível escolar que contribua para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

• Abordagens e metodologias em educação ambiental;

• Os equipamentos de educação ambiental enquanto promotores de ações de educação e sensibilização ambiental, formal e não formal;

• A importância da educação ambiental pela arte, da educação ambiental “fora de portas” e da educação ambiental vivida em comunidade na assimilação de conteúdos pedagógicas;

• A importância do envolvimento de toda a comunidade escolar nas questões de sustentabilidade ambiental;

15h30 – Abertura do Secretariado
16h00 -
Sessão de Abertura pelo Sr. Vereador com o Pelouro do Ambiente, Luís Lopes
16h15 –