20 abr. 2024 21h00 Até 22h30

42º Festival Música em Leiria - Ludovice Ensemble

Concerto Música Festival

Falar de Maria Antonieta — Maria Antonia de Habsburgo, imortalizada como Marie-Antoinette, Dauphine de France entre 1770 e 1774 e finalmente rainha de França até 1792 — é falar de uma das personagens mais controversas da História.

Guilhotinada pelos revolucionários em 1793, Maria Antonieta é ainda hoje amada por uns e odiada por outros. Símbolo do requinte e da superioridade estética e intelectual da corte francesa, mas também  apontada  como  imagem  da  frivolidade, da decadência e da injustiça, encarnou indubitavelmente as qualidades e as fraquezas de um grupo social, e sobretudo de uma forma de entender a vida e o mundo, que estava inexoravelmente condenada a desaparecer de uma forma violenta e radical.

Maria Antonieta foi uma  artista com algum talento, mas sobretudo uma grande mecenas: aluna de Glück, tocava exemplarmente harpa, e cantava razoavelmente bem. Os momentos trágicos que puseram fim a este mundo encantado e precioso são evocados pela  curiosa adaptação d'«A Marselhesa» pelo citoyen Balbastre, celebrando o triunfo da revolução e da república.

Orfeão de Leiria

Direção - Miguel Jalôto