13 mai. 2023 15h00 Até 17h00

5 décadas de democracia, o que mudou? | O Essencial da Política Portuguesa

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril 1974 Conversa

No próximo dia 13 de maio, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, recebe o debate “5 décadas de democracia, o que mudou?" no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, seguindo-se a apresentação do livro "O Essencial da Política Portuguesa", o qual dará o mote para mais uma Conversa de Abril.

O evento contará com a presença de Gonçalo Matias, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos e António da Costa Pinto, Politólogo, investigador e um dos autores do livro "O Essencial da Política Portuguesa".

O livro "O Essencial da Política Portuguesa" é uma obra de referência sobre Portugal e seu sistema político, que oferece ao leitor, comum ou especializado, uma panorâmica ímpar, atual e sistematizada, sobre a política portuguesa desde a década de 1970. O volume reúne contributos dos melhores investigadores nacionais e internacionais, que abordam a democratização portuguesa, as suas instituições políticas, o envolvimento dos eleitores e a política de massas, os partidos e o sistema partidário, a contestação e os movimentos sociais, a governação e as políticas públicas, a participação na União Europeia e a política externa e de defesa de Portugal.

Depois da Conversa "Do lápis azul da censura ao algoritmo", dedicado ao tema "Liberdade de imprensa, liberdade de expressão", com os jornalistas Anabela Neves, Anselmo Crespo e José Carlos Vasconcelos, o Ciclo Conversas de Abril prossegue com mais um tema de máxima relevância, inserido numa programação que assenta em três eixos orientadores: a memória, a democracia e participação política, e a democracia e sociedade.

Direção: Comissão Executiva para as Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974

Organização e produção: Câmara Municipal de Leiria

Participação limitada à lotação da sala.

Entrada Livre.

Agradece-se confirmação de presença até ao dia 11 de maio, para 244 839 661 (chamada para rede fixa nacional) ou 50anos25abril@cm-leiria.pt.