22 jul. 2023 17h30 Até 18h30

Apresentação da reedição do livro "A Alta Estremadura. Romance Gastronómico", de José Marques da Cruz

Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - Igreja da Misericórdia
Cultura Literatura Conversa

Evento enquadrado na programação «Leiria Medieval. 1496.“Sob um Céu de Peixes”» e no 6º Aniversário do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.

Publicado pela primeira vez em 1995, reedita-se agora esta obra de José Marques da Cruz.

Nas palavras do autor, "o texto deste livro é um texto de paixão ou, melhor, de paixões. Paixão pela arte culinária mas paixão, também, por uma região, um ambiente, uma paisagem. A terra-mãe que embalou os nossos primeiros sorrisos e as nossas primeiras lágrimas, à qual sempre estaremos ligados por laços indestrutíveis que nos ensinam o significado da palavra saudade. É, igualmente, o relato impressionista de uma época cujos protagonistas viveram o fim de uma multissecular civilização agrícola, praticando gestos e rituais que se vinham repetindo desde tempos imemoriais e que, a mecanização crescente desse virar de século, com o automóvel, a luz elétrica e o cimento armado, vai modificar profundamente. E foi em torno de um pormenor histórico, o da real localização da batalha de Ourique, que se construiu, também, o primeiro livro de receitas da Alta Estremadura".

José Marques da Cruz

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.