20 jan. 2024 16h00 Até 18h00

Apresentação do livro «A revolta dos lusecos» de Carlos Alberto Silva

Biblioteca Literatura

Num lugar e num tempo não muito distantes, havia um país cinzento e triste, que era habitado por dois tipos de pessoas: os lusecos, que eram a maioria, mas a quem tudo faltava, e os glutões, que tudo tinham e em tudo mandavam. Para além disso, os glutões determinavam tudo aquilo que os lusecos podiam ou não fazer e tinham espiões que os vigiavam e controlavam.
Até que, um dia, alguns soldados, filhos dos lusecos, fartaram-se da guerra, da miséria, das proibições e do medo e organizaram uma revolta...

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Público-alvo: População em geral

Bibliografia

Carlos Alberto Silva nasceu em Pombal, a 25 de junho de 1958 e radicou-se em Leiria há cerca de quatro décadas.
Diplomado em Educação de Infância, especializou-se em Comunicação Educacional e Gestão da Informação, tendo desempenhando funções de professor bibliotecário.
Entre outras atividades, esteve ligado ao teatro, artes plásticas, jornalismo, animação cultural e ensino e formação. Desenvolve ações no âmbito da mediação e promoção da leitura, como autor e contador de histórias.
Escreve desde muito novo, tendo centenas de textos publicados em “fanzines”, jornais e “sítios” da internet. Publicou o seu primeiro livro, intitulado «Bestiário Poético», em 2004. Desde então, já deu à estampa mais de uma dúzia de títulos, sobretudo de literatura para a infância, mas também de poesia e história local.
Ganhou o 1º Prémio de poesia nos III Jogos Florais das Cortes, Leiria, em 2003, e o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira de Literatura Infantil, em 2019.
Dinamiza os blogues sitiodoshaikais.blogspot.com (poesia) e ficcoesbreves.blogspot.com (contos), para além da página amoranegra.pt, sobre as publicações e atividades do autor.

Ana Paula Otero é uma ilustradora portuguesa, nascida em Lisboa, a 10 de Junho de 1974. A sua grande paixão sempre foram as artes, tendo estudado nessa área, mas acabando por formar-se em jornalismo.
Dedica-se à ilustração desde 2013. Tem participado em exposições por todo o país (Portugal) e também no Brasil. Ilustrou vários livros infanto-juvenis. Integra também alguns projetos culturais em Portugal (“Ajudaris”, “Recortar Palavras” e “Comunidade AEBA”) e internacionais em Espanha (“Doñana Es Arte” e “Mis Maravillosos y Increíbles Cuentos”) e no Brasil (“ColetiveArts”).
Além da ilustração, também é apaixonada pela escrita, dedicando-se especialmente ao público infanto-juvenil. Faz regularmente promoção de leitura, escrita criativa e artes plásticas, dinamizando workshops e ateliers, tendo sido também convidada a integrar concursos de leitura nacionais, na qualidade de júri.
Em resumo, o seu percurso profissional tem-na levado a uma dedicação total ao imaginário do livro infantil.