15 abr. 2023 17h30 Até 19h30

Apresentação do livro «ACHTUNG LONDON – INVASÃO» de Fernando José Rodrigues

Biblioteca Literatura

ACHTUNG LONDON - INVASÃO
30 de Agosto de 1939, vésperas da II Guerra Mundial.
Um jovem capitão irlandês, Patrick O’Shea dirige-se a Chartwell, a residência da família Churchill.
As nuvens negras do nazismo começam a mover-se pelo continente europeu e na própria Grã-Bretanha a British Union of Fascists, de Oswald Mosley,
exigindo uma revolução fascista e a paz com Hitler, ameaça a quase isolada democracia parlamentar.
Churchill, Chamberlain, Patrick e os elementos da unidade de inteligência militar que comanda, tentam travar a quinta coluna interna e suster aquilo que parece ser inevitável: a invasão do Reino pelos exércitos nazis.
Achtung London – Invasão traz à luz os fantasmas de cada uma das personagens, todos os seus arrependimentos, as pequenas alegrias, algumas certezas e as persistentes dúvidas.
É também uma história de amor, retomada doze anos depois do primeiro beijo numa parede, e ainda dos ódios que, acumulados, foram destruindo sonhos e vidas.
ACHTUNG LONDON - INVASÃO é uma romance de guerra, de espionagem, de amor, de traição, de luta, de saudades, de superação e de memórias dolorosas.

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Público-alvo: População em geral

Biografia

Fernando José Rodrigues nasceu em Coimbra em 1956, cresceu em Castanheira de Pera e vive em Leiria. É escritor, ator, professor, tradutor, formador de professores e fundador de Palavras de Sobra – O Gato. Foi Leitor de Língua e Cultura Portuguesas nas Universidade de Portsmouth (Reino Unido) e Estocolmo (Suécia), de 1990 a 2001. Foi neste último país responsável pela versão inglesa da «Nobel Lecture» que José Saramago leria em 1998 na Academia sueca. É autor dos romances D. Sebastião Chega Sempre a Horas (1999), Novas do Achamento do Inferno (2001), Gestos Esquecidos (2006) (Prémio Literário Almeida Firmino), O Beijo de Humphrey Bogart (2014) e Manual das Feiticeiras (2019) (Prémio Literário Afonso Lopes Vieira), para além de contos e poesia dispersa.

Está prevista para 15 de abril de 2023, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria, pelas 17h30, a apresentação do meu mais recente romance, Achtung London – Invasão. Foi o autor da adaptação literária de O Crime do Padre Amaro para Teatro de rua, fazendo também a direção de atores da Rota.

Está neste momento a trabalhar, para além da Rota, na escrita de guião, produção e encenação de uma peça sobre uma revolta camponesa, ocorrida em Vale da Pedra (Leiria), em 1942. Como todos os criadores tem a sua estrela incandescente: Diogo, seu filho, a quem dedica sempre tudo o que escreve.