Apresentação do livro «Guia do Coração», coordenação de Alexandre Antunes
Sinopse
As doenças cardiovasculares e apesar dos notáveis avanços das últimas três décadas, continuam no primeiro lugar das causas de morte em Portugal e nos países ocidentais em geral. Ao contrário do que muitos pensam, em particular as nossas doentes do género feminino, os cancros todos juntam matam menos do que as doenças cardiovasculares.
Um indivíduo que chega aos 65 anos saudável, sem problemas de saúde aparentes, o que tem de mais provável é que possa vir a morrer de enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC).
Contudo não é inevitável que assim aconteça.
As doenças cardiovasculares estão intimamente ligadas a hábitos e comportamentos errados e nocivos, os quais mais tarde ou mais cedo vão ser responsáveis pela ocorrência daquelas doenças. Se esses hábitos e comportamentos forem corrigidos e alguns até abolidos, a esperança de vida aumenta e aumenta livre de episódios que nos levam a uma cama de hospital e em último desfecho à morte.
O GUIA que têm nas vossas mãos descreve de uma forma muito simples aqueles que devem ser os grande cuidados de saúde que todos deveremos adotar, os principais conselhos, as principais orientações que seguidas de forma correta permitem-nos viver mais anos e com melhor qualidade de vida.
A quem se destina este GUIA?
A todos quantos querem cuidar de si e dos seus. As recomendações não têm destinatários especiais, seja por grupo etário, seja por género, seja para saudáveis, seja para doentes. A prevenção é para todos e numa família ou num grupo de amigos, todos devem seguir a mesmas regras.
Os profissionais de saúde que elaboraram este GUIA assistem no dia a dia pessoas que já contactaram com a doença nas suas várias formas e a experiência que têm mostra que nunca é tarde para começar. Em qualquer momento podemos mudar os nossos hábitos e comportamentos, restando-nos confiar nos
profissionais de saúde com quem contactamos e que tanto nos ensinam.
Leiam atentamente e sigam as recomendações que vão encontrar e vão ver que vale a pena.
Partilhem com amigos e familiares.
João Morais
Diretor do Serviço de Cardiologia - ULS Região de Leiria
Ficha técnica
Organização
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Outras Informações
Entrada gratuita
Público-alvo: População em geral
Biografia
José Alexandre Silva Antunes, Médico Cardiologista (OM 35650), licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa 1988-1994) com a classificação final de 15 valores e obteve o grau de Especialista em Cardiologia pelos Hospitais da Universidade de Coimbra (1997-2003) com a classificação final de 18,5 valores. Durante a sua formação em Cardiologia, porque no seu entender a atividade clínica deve estar sempre associada à ciência fundamental para uma correcta evolução e prática, frequentou o Mestrado em Engenharia Biomédica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, concluindo a componente académica em 2002 com a média final de 16 valores e, em 2004, apresentou a Tese "Desenvolvimento de Lipossomas com Afinidade para o Miocárdio Isquémico", tendo sido aprovada com a classificação final de "Muito Bom", galardoada com uma menção honrosa do Grande Prémio Bial em Medicina 2004. Em 2006-2007 trabalhou como assistente convidado no Departamento de Biofísica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, coordenado pela Doutora Filomena Botelho. Na área clínica, o seu interesse centrou-se nos cuidados intensivos cardíacos, tendo trabalhado como Médico Interno na UCIC (Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos) do Centro Hospitalar de Coimbra até 2010, altura em que aceitou um novo desafio: co-coordenar a abertura da UCIC no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), atual ULS Região de Leiria. A sua experiência em Cuidados Intensivos Cardíacos, com a maioria dos doentes a apresentar síndrome coronário agudo e/ou insuficiência cardíaca descompensada, despertou o seu interesse por uma área da Cardiologia que se tem revelado essencial no cuidado do doente e em contínua expansão: a Reabilitação Cardíaca (RC). Em 2007 realizou um estágio na Unidade de RC do Hospital Rámon y Cajal (Madrid), sob a coordenação do Prof. Maroto, e desenvolveu um projeto de implementação de uma unidade de RC, que decorreu em 2017 no CHL. Esta unidade foi a primeira na região Centro de Portugal, estando desde 2022 acreditada pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC). Em 2023 obteve a Certificação Europeia na Subespecialidade de Cardiologia Preventiva e desenvolve atualmente um Projeto de Doutoramento na área de Reabilitação Cardíaca.