09 nov. 2024 17h00 Até 18h00

Apresentação do livro «O Último Anjo Selvagem» de Luís Pereira Soares

Biblioteca Literatura

Sinopse

TAYNNAN é uma índia tupi guarani, órfã de pai e mãe, estudada, amada e violentada pela Igreja. Embora adotada por outra índia, foi criada por monjas beneditinas. Com elas viajou por diversos países da Europa, entre eles, o Vaticano, em cujos mosteiros viveu e trabalhou arduamente. Foram as monjas que lhe incutiram uma fé inabalável em Deus, mas através delas e do Alto Clero adquiriu também profundos conhecimentos sobre antropologia, filosofia, psicologia, teologia, entre outros. 

Após ter abandonado o convento, onde fizera votos como noviça, regressou à sua “selva preservada”, mantendo-se fiel aos princípios que lhe foram transmitidos. Exerce  atividade docente e de missionária leiga. Também é uma reconhecida líder numa secreta associação internacional de mulheres que a endeusam.

É uma índia que sofreu sem nunca deixar a sua garra, a sua delicadeza e de ajudar os outros com um dom que Deus lhe deu. Fala com a natureza e tem um sorriso lindo, que encanta  e seduz. Sente as coisas que vão acontecer. Tem capacidade de puxar para ela o sofrimento de alguém. Mesmo tendo sofrido violência, transforma lágrimas em sorrisos. Não é apenas uma índia. Com ela está um anjo, uma força divina, algo celestial. LUCIANO é um homem maduro que sofreu calado um casamento frustrado. Conheceu-a  numa noite em Porto Seguro, Brasil, na Passarela do Álcool, quando se encontrava em viagem de férias. A partir desse encontro casual, enquanto ela lhe concedia precioso apoio psicoterapêutico, que o impulsionou a superar o medo de vencer as frustrações e a reinventar-se para a vida, mantiveram-se permanentemente em contacto, desabafando histórias das suas vidas e soltando um turbilhão de sentimentos e emoções. Inevitavelmente, reencontraram-se em Portugal e no Brasil. Porém, o Alto Clero disputa-a e a Associação reprime a relação entre eles.

O Anjo que, sem limites e sem tabus, agudiza e pimenta esta relação, poderá fazê-los renunciar às suas próprias “selvas” para salvar este amor que atravessou continentes?

Ficha técnica

Organização
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Outras Informações

Entrada gratuita

Público-alvo: População em geral

 

BIOGRAFIA

Luís Pereira Soares

Nasceu em 1950 em Leiria, Portugal.

Iniciou a sua atividade profissional como trabalhador administrativo e técnico  de informática no Centro Regional da Segurança Social de Leiria;

Jurista e instrutor de contraordenações laborais na ACT de Leiria;

Inspetor do Trabalho na ACT de Leiria (hoje Centro Local do Lis);

Diretor do Núcleo Jurídico do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria;

Formador nas áreas de SHST e Legislação Laboral  ( NERLEI, ISLA, ARICOP e IEFP)

Colaborador na BD jurídica do Grupo Editorial Vida Económica na área da regulamentação coletiva do trabalho.

 

Frequentou o curso de teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, após ter concluído formação em seminário católico;

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra;

Pós-graduado em Segurança e Saúde do Trabalho pelo INDEG / ISCTE. 

Ex-combatente na ex-colónia de Moçambique;

 

Participou com o poema, “Sinfonia Aquática…”, na ANTOLOGIA DE POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, Vol. XVI, “ENTRE O SONO E O SONHO”, editado pela CHIADO BOOKS.