19 out. 2024 17h30 Até 18h30

Apresentação do livro «Uma Mulher para a Eternidade» de Pedro Moniz

Biblioteca Literatura

Este livro de Pedro Moniz é uma biografia romanceada que pretende contribuir para a divulgação da iminência da Madre Maria do Lado, figura maior da história do Louriçal, que merece ser resgatada do esquecimento.

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Público-alvo: População em geral

Síntese biográfica
Pedro Miguel Moniz de Almeida Pereira nasceu em Leiria a 3 de outubro de 1971.
Residente na Barreira, cursou o ensino secundário no Colégio Conciliar de Maria Imaculada, da Cruz da Areia (Leiria), até ao 9º ano.
No Liceu Francisco Rodrigues Lobo, também em Leiria, concluiu o complementar, sendo galardoado com o prémio Morais Rosa, que distinguiu o aluno com notas mais altas no 10.º e 11.º anos, nas áreas de Ciências e Humanísticas.
Licenciado em Direito e advogado, é Pós-Graduado também em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Exerceu as funções de jurista em estágios profissionais na Câmara Municipal de Leiria e na então IGT (Inspeção Geral do Trabalho) de Portalegre.

Jornais e livros
Fundou o "Jornal da Barreira" em 1991 e organizou a "Antologia de Poesia e Prosa do General Oliveira Simões" em 1997.
Em 2011, foi o autor do livro biográfico "D. António Antunes Bispo de Coimbra" e em 2016 lançou a coletânea de poesia "Pérolas de Vida".
Já em 2017 publicou o romance "Ai! Joaquinita: Crime à Beira de Água" e um ano depois organizou e participou na "Antologia de poetas da Barreira".
Em 2019, participou e coordenou, em parceria com o Padre Augusto Gonçalves, o livro "A Rita Sempre e Perto".
Tem sido colaborador da imprensa regional.
Em 2021, lançou a biografia Arquiteto João Antunes, vida e obra, em parceria com o prof. Borges da Cunha.
Já em 2024 deu à estampa o livro “Uma Mulher para a Eternidade”.